Veja como as redes sociais ajudaram produtora de queijo a aumentar as vendas em 400%
Na região de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a agricultora Walkiria Naves, inaugurou a queijaria Ouro das Gerais, na Fazenda Boa Aprazível, em 2018. A agricultora conta que as vendas dos produtos sempre ocorreram nos mercados da cidade e região, mas, desde o início da pandemia do novo coronavírus, as vendas recuaram.
Em meio às dificuldades, a veterinária aposentada recorreu aos extensionistas da Emater- MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Juntamente com a técnica Patrícia Freitas, responsável pelo Programa Queijo Minas Artesanal na região Triângulo Mineiro, desenvolveram uma método para apresentação e divulgação do produto nas redes sociais e a criação de um mercado virtual para a comercialização dos queijos.
Patrícia conta a importância de se incentivar pequenos produtores neste momento de pandemia. “O produtor além de produzir o leite, o queijo, pasto, manter os animais saudáveis e diversas outras atividades na propriedade, ainda tem que divulgar, ofertar e vender seu produto. Não podemos abandonar o produtor com o produto acabado nas mãos, com dificuldade de conquistar mercados que deem ao produto artesanal o reconhecimento e valorização digna,” afirma.
Para as estratégias do comercio on-line, a extencionista em conjunto com a produtora, elaboraram as diretrizes de venda nas redes sociais, nomes atrativos para os tipos de queijo comercializados (Ouro Branco, Pingo de Ouro, Ouro 24 Quilates e Ouro Velho), a criação de um calendário de lives, além
- Bovinos: mercado de inseminação artificial pode crescer 25% em 2021
- Embrapa Gado de Corte ganha curral circular que prioriza bem-estar animal
Levando as considerações da extencionista, Walkiria alavancou as vendas virtuais em 400% logo nos primeiros quatro meses. “Antes, as nossas vendas se restringiam mais para os estados de Minas Gerais e São Paulo, mas, após a criação do mercado virtual, conseguimos mais clientes. Hoje estamos vendendo para um nicho diferente e em quase todos os estados do Brasil”, comemora.
A produtora de queijo têm a ajuda do marido e dois filhos na fazenda, auxiliando no manejo do gado Jersey. Eles optaram pela a raça principalmente devido às características do leite, pois apresenta maior teor de proteínas e gorduras, além de ser de fácil manejo e dócil. A família produz cerca de 70 quilos de queijos por dia.
Walkiria e a família vem se destacando no mercado de queijos artesanais e conquistaram duas medalhas no Mundial do Queijo Brasil, em 2019, o recebimento do Selo Arte e a certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose.
A família também investe no uso de energia limpa, no bem-estar dos animais e na sustentabilidade ambiental e o manejo do rebanho é feito com pasto irrigado, dividido em piquetes.
VEJA TAMBÉM
Safra de 2021 será de 263,1 mi de toneladas e 3,5% maior ante 2020, diz IBGE
A safra agrícola de 2021 deverá totalizar 263,1 milhões de toneladas, uma alta de 3,5% em relação ao resultado de 2020, o equivalente a 9,0 –
Leia MaisCNA lança Prêmio Pecuária Saudável para reconhecer ações da defesa sanitária animal
Com objetivo de A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou o ‘Prêmio Pecuária Saudável – Educação e Comunicação para Defesa Sanitária. O –
Leia MaisDemanda pelo boi ‘padrão China’ sobe e preço valoriza até R$ 10
O mercado físico do boi gordo teve preços pontualmente mais altos nesta quarta-feira, 10. O ambiente de negócios ainda é pautado pela restrição de oferta, –
Leia MaisProjeto Pravaler mostra como agregar sustentabilidade à produção
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançaram, nesta quarta-feira, 10, o piloto do projeto –
Leia MaisBrasil tem parecer favorável da OIE para ampliar zonas livres de febre aftosa sem vacinação
A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) informou que o Brasil recebeu parecer favorável da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para reconhecimento –
Leia MaisCarne suína: União Europeia deve produzir 24,6 mi de toneladas em 2021
A União Europeia deverá produzir 24,6 milhões de toneladas de carne suína (em equivalente carcaça) em 2021, segundo informações divulgadas pelo boletim Gain Report, de –
Leia MaisArgentina deve produzir 3,1 milhões de toneladas de carne bovina em 2021
A Argentina deverá produzir 3,1 milhões de toneladas de carne bovina (em equivalente carcaça) em 2021, segundo informações divulgadas pelo boletim Gain Report, de adidos –
Leia MaisSoja: preocupação com peste suína africana na China pressiona farelo e grão
Os contratos futuros da soja operam em baixa nesta quarta-feira, 10, na Bolsa de Chicago. O mercado futuro ainda digere o último relatório do Departamento –
Leia MaisLeite: quebra no milho e custos altos preocupam produtores do Sul
A alta dos custos de produção de leite no Sul, principalmente o milho, motivou reunião online da Aliança Láctea Sul-Brasileira, informou em nota a Secretaria –
Leia MaisCarne suína: produção na China deve aumentar 14% em 2021, diz USDA
A produção de carne suína na China deve somar 47 milhões de toneladas em 2021, um aumento de 14% em relação aos baixos níveis de –
Leia Mais