Veja como as redes sociais ajudaram produtora de queijo a aumentar as vendas em 400%
Na região de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a agricultora Walkiria Naves, inaugurou a queijaria Ouro das Gerais, na Fazenda Boa Aprazível, em 2018. A agricultora conta que as vendas dos produtos sempre ocorreram nos mercados da cidade e região, mas, desde o início da pandemia do novo coronavírus, as vendas recuaram.
Em meio às dificuldades, a veterinária aposentada recorreu aos extensionistas da Emater- MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Juntamente com a técnica Patrícia Freitas, responsável pelo Programa Queijo Minas Artesanal na região Triângulo Mineiro, desenvolveram uma método para apresentação e divulgação do produto nas redes sociais e a criação de um mercado virtual para a comercialização dos queijos.
Patrícia conta a importância de se incentivar pequenos produtores neste momento de pandemia. “O produtor além de produzir o leite, o queijo, pasto, manter os animais saudáveis e diversas outras atividades na propriedade, ainda tem que divulgar, ofertar e vender seu produto. Não podemos abandonar o produtor com o produto acabado nas mãos, com dificuldade de conquistar mercados que deem ao produto artesanal o reconhecimento e valorização digna,” afirma.
Para as estratégias do comercio on-line, a extencionista em conjunto com a produtora, elaboraram as diretrizes de venda nas redes sociais, nomes atrativos para os tipos de queijo comercializados (Ouro Branco, Pingo de Ouro, Ouro 24 Quilates e Ouro Velho), a criação de um calendário de lives, além
- Bovinos: mercado de inseminação artificial pode crescer 25% em 2021
- Embrapa Gado de Corte ganha curral circular que prioriza bem-estar animal
Levando as considerações da extencionista, Walkiria alavancou as vendas virtuais em 400% logo nos primeiros quatro meses. “Antes, as nossas vendas se restringiam mais para os estados de Minas Gerais e São Paulo, mas, após a criação do mercado virtual, conseguimos mais clientes. Hoje estamos vendendo para um nicho diferente e em quase todos os estados do Brasil”, comemora.
A produtora de queijo têm a ajuda do marido e dois filhos na fazenda, auxiliando no manejo do gado Jersey. Eles optaram pela a raça principalmente devido às características do leite, pois apresenta maior teor de proteínas e gorduras, além de ser de fácil manejo e dócil. A família produz cerca de 70 quilos de queijos por dia.
Walkiria e a família vem se destacando no mercado de queijos artesanais e conquistaram duas medalhas no Mundial do Queijo Brasil, em 2019, o recebimento do Selo Arte e a certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose.
A família também investe no uso de energia limpa, no bem-estar dos animais e na sustentabilidade ambiental e o manejo do rebanho é feito com pasto irrigado, dividido em piquetes.
VEJA TAMBÉM
Vendas semanais de milho dos EUA alcançam 1,6 mi de toneladas
As inspeções de exportação norte-americana de milho chegaram a 1.636.876 toneladas na semana encerrada no dia 25 de fevereiro, conforme relatório semanal divulgado pelo Departamento –
Leia MaisCom preço da carne bovina elevado, consumidores migram para carne suína
A sexta-feira, 26, se encerrou sem muitas alterações no mercado atacadista de proteína bovina, que continua com um ritmo compassado. A carcaça casada bovina seguiu –
Leia MaisLeite: preço pago ao produtor recua 6% no Paraná
No Paraná, o preço do litro do leite pago ao produtor registrou queda de 6%, na comparação entre a média de janeiro de 2021 com –
Leia MaisTO: governo anuncia crédito de R$ 4 milhões para produtores de leite
O governador do Tocantins Mauro Carlesse, determinou a criação de uma linha de crédito no valor de R$ 4 milhões para auxiliar produtores de leite. –
Leia MaisCom atraso, MS planta 8,9% das lavouras de milho 2ª safra
Em Mato Grosso do Sul, 8,9% das lavouras de milho 2ª safra já estão plantadas, o que representa um atraso em comparação ao percentual da –
Leia MaisABPA coordenará grupo de sustentabilidade do Conselho Mundial da Avicultura
A diretora técnica da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Sula Alves, foi escolhida para o cargo de coordenadora do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade –
Leia MaisGirolando anuncia cancelamento da Megaleite 2021
A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando informa o cancelamento da edição deste ano da Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite), que ocorreria de –
Leia Mais