Veja como as redes sociais ajudaram produtora de queijo a aumentar as vendas em 400%
Na região de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a agricultora Walkiria Naves, inaugurou a queijaria Ouro das Gerais, na Fazenda Boa Aprazível, em 2018. A agricultora conta que as vendas dos produtos sempre ocorreram nos mercados da cidade e região, mas, desde o início da pandemia do novo coronavírus, as vendas recuaram.
Em meio às dificuldades, a veterinária aposentada recorreu aos extensionistas da Emater- MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Juntamente com a técnica Patrícia Freitas, responsável pelo Programa Queijo Minas Artesanal na região Triângulo Mineiro, desenvolveram uma método para apresentação e divulgação do produto nas redes sociais e a criação de um mercado virtual para a comercialização dos queijos.
Patrícia conta a importância de se incentivar pequenos produtores neste momento de pandemia. “O produtor além de produzir o leite, o queijo, pasto, manter os animais saudáveis e diversas outras atividades na propriedade, ainda tem que divulgar, ofertar e vender seu produto. Não podemos abandonar o produtor com o produto acabado nas mãos, com dificuldade de conquistar mercados que deem ao produto artesanal o reconhecimento e valorização digna,” afirma.
Para as estratégias do comercio on-line, a extencionista em conjunto com a produtora, elaboraram as diretrizes de venda nas redes sociais, nomes atrativos para os tipos de queijo comercializados (Ouro Branco, Pingo de Ouro, Ouro 24 Quilates e Ouro Velho), a criação de um calendário de lives, além
- Bovinos: mercado de inseminação artificial pode crescer 25% em 2021
- Embrapa Gado de Corte ganha curral circular que prioriza bem-estar animal
Levando as considerações da extencionista, Walkiria alavancou as vendas virtuais em 400% logo nos primeiros quatro meses. “Antes, as nossas vendas se restringiam mais para os estados de Minas Gerais e São Paulo, mas, após a criação do mercado virtual, conseguimos mais clientes. Hoje estamos vendendo para um nicho diferente e em quase todos os estados do Brasil”, comemora.
A produtora de queijo têm a ajuda do marido e dois filhos na fazenda, auxiliando no manejo do gado Jersey. Eles optaram pela a raça principalmente devido às características do leite, pois apresenta maior teor de proteínas e gorduras, além de ser de fácil manejo e dócil. A família produz cerca de 70 quilos de queijos por dia.
Walkiria e a família vem se destacando no mercado de queijos artesanais e conquistaram duas medalhas no Mundial do Queijo Brasil, em 2019, o recebimento do Selo Arte e a certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose.
A família também investe no uso de energia limpa, no bem-estar dos animais e na sustentabilidade ambiental e o manejo do rebanho é feito com pasto irrigado, dividido em piquetes.
VEJA TAMBÉM
Brasil deve abater 31,517 milhões de bovinos em 2022, estima Safras
Os abates de bovinos no Brasil em 2022 devem atingir 31,517 milhões de cabeças, segundo projeções da Safras & Mercado, com um incremento de 7% –
Leia MaisRússia pode suspender exportações de milho e trigo nesta terça-feira
O Ministério Agrícola da Rússia, de acordo com a mídia local, pode suspender as exportações de cevada, milho e trigo de 15 de março a –
Leia MaisEspanha deve aprovar compra emergencial dos EUA e Argentina
A Espanha espera “nas próximas horas” aprovar compras emergenciais de milho da Argentina e dos Estados Unidos para ração animal após as lacunas de oferta –
Leia MaisColheita de milho atinge 8% da área na Argentina
A colheita de milho atinge 8% de avanço em nível nacional, quando há um ano era de apenas 4%, segundo o último relatório mensal do –
Leia MaisPlantio da safra 2021/22 de milho chega a 99,96% na Argentina
Levantamento semanal divulgado ontem (10) pelo Ministério da Agroindústria da Argentina indicou que o plantio de milho da safra 2021/22 atinge 99,96% da área estimada –
Leia MaisFrango: Com demanda aquecida, preços aumentam
A demanda por carne de frango se aqueceu neste início de mês, influenciada pelo recebimento dos salários por grande parte da população brasileira. Essa melhora –
Leia MaisSuínos: Brasil está apreensivo com o conflito no leste Europeu
O setor suinícola nacional está apreensivo com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Isso porque os custos dos principais insumos da atividade, milho –
Leia MaisPreço da arroba do boi no Brasil chega a R$ 350
O Indicador do boi CEPEA/B3 (estado de São Paulo, à vista) atingiu nesta semana a casa dos R$ 350,00, recorde nominal diário da série histórica, –
Leia MaisMarfrig encerra o quarto trimestre de 2021 com lucro líquido de R$ 650 milhões
A Marfrig Global Foods encerrou o quarto trimestre de 2021 com lucro líquido de R$ 650 milhões, queda de 44,5% ante o R$ 1,171 bilhão –
Leia MaisConflito entre Ucrânia e Rússia pode impactar pecuária do MT, diz Imea
Os conflitos entre a Ucrânia e a Rússia têm gerado impactos políticos e econômicos em todo o mundo, o que também traz um alerta quanto –
Leia Mais