08 de maio de 2021 às 13h05

Veja como as redes sociais ajudaram produtora de queijo a aumentar as vendas em 400%

Na região de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a agricultora Walkiria Naves, inaugurou a queijaria Ouro das Gerais, na Fazenda Boa Aprazível, em 2018. A agricultora conta que as vendas dos produtos sempre ocorreram nos mercados da cidade e região, mas, desde o início da pandemia do novo coronavírus, as vendas recuaram.

Queijo

Foto: Pixabay

Em meio às dificuldades, a veterinária aposentada recorreu aos extensionistas da Emater- MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Juntamente com a técnica Patrícia Freitas, responsável pelo Programa Queijo Minas Artesanal na região Triângulo Mineiro, desenvolveram uma método para apresentação e divulgação do produto nas redes sociais e a criação de um mercado virtual para a comercialização dos queijos.

Patrícia conta a importância de se incentivar pequenos produtores neste momento de pandemia. “O produtor além de produzir o leite, o queijo, pasto, manter os animais saudáveis e diversas outras atividades na propriedade, ainda tem que divulgar, ofertar e vender seu produto. Não podemos abandonar o produtor com o produto acabado nas mãos, com dificuldade de conquistar mercados que deem ao produto artesanal o reconhecimento e valorização digna,” afirma.

Para as estratégias do comercio on-line, a extencionista em conjunto com a produtora, elaboraram as diretrizes de venda nas redes sociais, nomes atrativos para os tipos de queijo comercializados (Ouro Branco, Pingo de Ouro, Ouro 24 Quilates e Ouro Velho), a criação de um calendário de lives, além

Levando as considerações da extencionista, Walkiria alavancou as vendas virtuais em 400% logo nos primeiros quatro meses. “Antes, as nossas vendas se restringiam mais para os estados de Minas Gerais e São Paulo, mas, após a criação do mercado virtual, conseguimos mais clientes. Hoje estamos vendendo para um nicho diferente e em quase todos os estados do Brasil”, comemora.

Foto: Secretaria de Agricultura de MG/ Divulgação

A produtora de queijo têm a ajuda do marido e dois filhos na fazenda, auxiliando no manejo do gado Jersey.  Eles optaram pela a raça principalmente devido às características do leite, pois apresenta maior teor de proteínas e gorduras, além de ser de fácil manejo e dócil. A família produz cerca de 70 quilos de queijos por dia.

Walkiria e a família vem se destacando no mercado de queijos artesanais e conquistaram duas medalhas no Mundial do Queijo Brasil, em 2019, o recebimento do Selo Arte e a certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose.

A família também investe no uso de energia limpa, no bem-estar dos animais e na sustentabilidade ambiental e o manejo do rebanho é feito com pasto irrigado, dividido em piquetes.

20/05/2023 às 14h02

Frango: negócios firmes, mas setor está em alerta com casos de IAAP em aves silvestres

A notícia sobre três casos de H5N1 (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, conhecida também como IAAP) em aves silvestres no litoral do Espírito Santo deixou –

Leia Mais
19/05/2023 às 08h02

Boi: maior oferta de animais pressiona valor do arroba em 2023

No acumulado deste ano (de dezembro/22 até a parcial de maio/23), o Indicador do boi gordo Cepea/B3 (estado de São Paulo) registra baixa de 6,34%, –

Leia Mais
19/05/2023 às 06h02

Suínos: poder de compra do suinocultor avança em maio

As altas nos preços do suíno vivo posto na indústria e as quedas consecutivas nos valores dos principais insumos utilizados na nutrição do animal (milho –

Leia Mais
17/05/2023 às 18h02

Tilápia: demanda alta e oferta baixa segue elevando preços

Assim como era esperado para o período, abril foi marcado pela demanda aquecida por tilápia, em especial na Semana Santa. Deste modo, o preço médio –

Leia Mais
16/05/2023 às 20h02

Carnes: Senasa registra 94 casos confirmados de gripe aviária na Argentina

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) registrou 94 casos confirmados de influenza aviária na Argentina, em 523 notificações analisadas pelo órgão de –

Leia Mais
16/05/2023 às 12h02

Ovos: Exportações brasileiras de ovos tem receita recorde em abril

As exportações brasileiras de ovos, incluindo produtos in natura e processados, arrecadaram em abril a maior receita mensal de toda a série histórica da Secex, –

Leia Mais
13/05/2023 às 18h02

Carnes: ABPA e ApexBrasil levam agroindústrias de aves e suínos para ação na China

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), levará agroindústrias exportadoras de aves –

Leia Mais
12/05/2023 às 12h02

Frango: demanda pela carne se aquece, e preços sobem

Os valores da carne de frango subiram nos últimos dias em quase todas as regiões acompanhadas pelo Cepea.  Segundo pesquisadores do Centro de Pesquisas, esse –

Leia Mais
11/05/2023 às 15h02

Suínos: valores seguem em alta no mercado interno

Os preços do suíno vivo seguem em alta nestas primeiras semanas de maio em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. Segundo pesquisadores, a sustentação vem –

Leia Mais
11/05/2023 às 14h02

Boi: preço do boi segue enfraquecido; exportações voltam a se aquecer

Os preços do boi gordo seguem enfraquecidos no mercado paulista. Nesta parcial de maio (até o dia 9), o Indicador do boi Cepea/B3 registra média –

Leia Mais