Veja como as redes sociais ajudaram produtora de queijo a aumentar as vendas em 400%
Na região de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a agricultora Walkiria Naves, inaugurou a queijaria Ouro das Gerais, na Fazenda Boa Aprazível, em 2018. A agricultora conta que as vendas dos produtos sempre ocorreram nos mercados da cidade e região, mas, desde o início da pandemia do novo coronavírus, as vendas recuaram.

Foto: Pixabay
Em meio às dificuldades, a veterinária aposentada recorreu aos extensionistas da Emater- MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Juntamente com a técnica Patrícia Freitas, responsável pelo Programa Queijo Minas Artesanal na região Triângulo Mineiro, desenvolveram uma método para apresentação e divulgação do produto nas redes sociais e a criação de um mercado virtual para a comercialização dos queijos.
Patrícia conta a importância de se incentivar pequenos produtores neste momento de pandemia. “O produtor além de produzir o leite, o queijo, pasto, manter os animais saudáveis e diversas outras atividades na propriedade, ainda tem que divulgar, ofertar e vender seu produto. Não podemos abandonar o produtor com o produto acabado nas mãos, com dificuldade de conquistar mercados que deem ao produto artesanal o reconhecimento e valorização digna,” afirma.
Para as estratégias do comercio on-line, a extencionista em conjunto com a produtora, elaboraram as diretrizes de venda nas redes sociais, nomes atrativos para os tipos de queijo comercializados (Ouro Branco, Pingo de Ouro, Ouro 24 Quilates e Ouro Velho), a criação de um calendário de lives, além
- Bovinos: mercado de inseminação artificial pode crescer 25% em 2021
- Embrapa Gado de Corte ganha curral circular que prioriza bem-estar animal
Levando as considerações da extencionista, Walkiria alavancou as vendas virtuais em 400% logo nos primeiros quatro meses. “Antes, as nossas vendas se restringiam mais para os estados de Minas Gerais e São Paulo, mas, após a criação do mercado virtual, conseguimos mais clientes. Hoje estamos vendendo para um nicho diferente e em quase todos os estados do Brasil”, comemora.

Foto: Secretaria de Agricultura de MG/ Divulgação
A produtora de queijo têm a ajuda do marido e dois filhos na fazenda, auxiliando no manejo do gado Jersey. Eles optaram pela a raça principalmente devido às características do leite, pois apresenta maior teor de proteínas e gorduras, além de ser de fácil manejo e dócil. A família produz cerca de 70 quilos de queijos por dia.
Walkiria e a família vem se destacando no mercado de queijos artesanais e conquistaram duas medalhas no Mundial do Queijo Brasil, em 2019, o recebimento do Selo Arte e a certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose.
A família também investe no uso de energia limpa, no bem-estar dos animais e na sustentabilidade ambiental e o manejo do rebanho é feito com pasto irrigado, dividido em piquetes.
VEJA TAMBÉM
Embrapa diz que Brasil está preparado para evitar entrada da peste suína africana
Em julho deste ano, um foco de peste suína africana (PSA) na República Dominicana deixou em alerta autoridades de sanidade animal no Brasil, especialmente para –
Leia MaisOvos: exportação no ano cresce 139% em volume e 110% em receita
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que, em outubro, o Brasil exportou 819 toneladas de ovos in natura e processados, 150% mais que –
Leia MaisFrango: receita obtida com exportação é recorde em outubro
A receita em Reais obtida com os embarques de carne de frango em outubro foi a maior da série da Secex, iniciada em 1997 e –
Leia MaisBoi: preços da arroba reagem neste começo de novembro
Depois de recuarem com força em setembro e em outubro, os preços do boi gordo reagiram neste começo de novembro. No acumulado da parcial deste –
Leia MaisSuínos: após recorde em setembro, exportação cai em outubro
Depois de terem atingido recorde em setembro, as exportações brasileiras de carne suína recuaram em outubro. Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada –
Leia MaisCheio de histórias, Canal Rural completa 25 anos com muitas novidades
O Canal Rural nasceu em 1996, em São Paulo, resultado de uma parceria entre os grupos RBS de Comunicação e Globo. Eram os primeiros anos –
Leia MaisLucro da JBS é de R$ 7,6 bilhões no 3º trimestre; 142% a mais que em 2020
A JBS encerrou o terceiro trimestre de 2021 com lucro líquido de R$ 7,586 bilhões, ou R$ 3,01 por ação, um avanço de 142,1% ante –
Leia MaisNova chefia da Embrapa Suínos e Aves toma posse
Ocorreu na manhã desta quarta-feira (10) a posse da nova chefia da Embrapa Suínos e Aves. O pesquisador Everton Luís Krabbe assumiu a gestão no –
Leia MaisSistema permite que o produtor faça emissão de GTA através de aplicativo
Aconteceu nesta terça-feira, 9, no Salão Nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o lançamento da Câmara Setorial de Equídeos, –
Leia MaisBNDES suspende pedidos de financiamento na Pronaf Investimento
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) suspendeu mais uma linha de crédito subsidiado, no âmbito do Plano Safra 2021/22, por causa “do –
Leia Mais