Ir para o conteúdo
08 de maio de 2021 às 13h05

Veja como as redes sociais ajudaram produtora de queijo a aumentar as vendas em 400%

Na região de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a agricultora Walkiria Naves, inaugurou a queijaria Ouro das Gerais, na Fazenda Boa Aprazível, em 2018. A agricultora conta que as vendas dos produtos sempre ocorreram nos mercados da cidade e região, mas, desde o início da pandemia do novo coronavírus, as vendas recuaram.

Queijo

Foto: Pixabay

Em meio às dificuldades, a veterinária aposentada recorreu aos extensionistas da Emater- MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Juntamente com a técnica Patrícia Freitas, responsável pelo Programa Queijo Minas Artesanal na região Triângulo Mineiro, desenvolveram uma método para apresentação e divulgação do produto nas redes sociais e a criação de um mercado virtual para a comercialização dos queijos.

Patrícia conta a importância de se incentivar pequenos produtores neste momento de pandemia. “O produtor além de produzir o leite, o queijo, pasto, manter os animais saudáveis e diversas outras atividades na propriedade, ainda tem que divulgar, ofertar e vender seu produto. Não podemos abandonar o produtor com o produto acabado nas mãos, com dificuldade de conquistar mercados que deem ao produto artesanal o reconhecimento e valorização digna,” afirma.

Para as estratégias do comercio on-line, a extencionista em conjunto com a produtora, elaboraram as diretrizes de venda nas redes sociais, nomes atrativos para os tipos de queijo comercializados (Ouro Branco, Pingo de Ouro, Ouro 24 Quilates e Ouro Velho), a criação de um calendário de lives, além

Levando as considerações da extencionista, Walkiria alavancou as vendas virtuais em 400% logo nos primeiros quatro meses. “Antes, as nossas vendas se restringiam mais para os estados de Minas Gerais e São Paulo, mas, após a criação do mercado virtual, conseguimos mais clientes. Hoje estamos vendendo para um nicho diferente e em quase todos os estados do Brasil”, comemora.

Foto: Secretaria de Agricultura de MG/ Divulgação

A produtora de queijo têm a ajuda do marido e dois filhos na fazenda, auxiliando no manejo do gado Jersey.  Eles optaram pela a raça principalmente devido às características do leite, pois apresenta maior teor de proteínas e gorduras, além de ser de fácil manejo e dócil. A família produz cerca de 70 quilos de queijos por dia.

Walkiria e a família vem se destacando no mercado de queijos artesanais e conquistaram duas medalhas no Mundial do Queijo Brasil, em 2019, o recebimento do Selo Arte e a certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose.

A família também investe no uso de energia limpa, no bem-estar dos animais e na sustentabilidade ambiental e o manejo do rebanho é feito com pasto irrigado, dividido em piquetes.

03/11/2021 às 17h32

Governo federal lança vídeo de alerta sobre a peste suína africana

O governo federal lançou nas redes sociais uma campanha de conscientização sobre o risco da peste suína africana chegar ao país. O vídeo de animação –

Leia Mais
03/11/2021 às 14h34

Pesca de espécies nativas está proibida até fevereiro no Paraná

Começou no dia 1º de novembro o período de restrição à pesca de peixes nativos no Paraná, que irá se estender até 28 de fevereiro –

Leia Mais
03/11/2021 às 12h02

Milho: Imea mantém estimativa de produção e área em 2021/22 para Mato Grosso

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) manteve sua estimativa de produção de milho no estado na safra 2021/2022 em 39,57 milhões de toneladas. Se –

Leia Mais
03/11/2021 às 11h32

Pecuária brasileira faz parte da solução climática, diz CEO da JBS

Em entrevista exclusiva ao Canal Rural, durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), o CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni, falou –

Leia Mais
29/10/2021 às 19h10

Boi gordo: mercado segue lento e arroba registra nova queda

O mercado físico de boi gordo registrou preços pouco alterados nesta sexta-feira, 29. Segundo o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, a semana –

Leia Mais
29/10/2021 às 16h53

Finais da Nacional da raça Mangalarga acontecem neste domingo, 31

A 43ª Nacional Mangalarga teve início no dia 21 de outubro e segue até o próximo domingo, 31. A abertura oficial da tradicional competição com –

Leia Mais
29/10/2021 às 11h02

Frango: com queda dos insumos, poder de compra do avicultor aumenta

O poder de compra do avicultor paulista está mais elevado neste mês frente aos principais insumos utilizados na atividade, milho e farelo de soja. Segundo –

Leia Mais
28/10/2021 às 17h50

Boi gordo: valor da arroba segue em queda, com criadores retraídos, diz Safras

O mercado físico de boi gordo registrou preços mais baixos nesta quinta-feira, 28, estendendo as perdas da semana. Segundo o analista da Safras & Mercado, –

Leia Mais
28/10/2021 às 17h29

Aftosa: 2ª etapa da campanha de vacinação começa nesta segunda, 1

A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2021 terá início na próxima segunda-feira, 1. Nesta etapa, deverão ser vacinados –

Leia Mais
28/10/2021 às 15h02

Suínos: dos cortes ao vivo, preços recuam neste fim de mês

Os preços dos produtos suinícolas acompanhados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) estão em queda neste encerramento de outubro. Segundo pesquisadores do –

Leia Mais