08 de maio de 2021 às 13h05

Veja como as redes sociais ajudaram produtora de queijo a aumentar as vendas em 400%

Na região de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a agricultora Walkiria Naves, inaugurou a queijaria Ouro das Gerais, na Fazenda Boa Aprazível, em 2018. A agricultora conta que as vendas dos produtos sempre ocorreram nos mercados da cidade e região, mas, desde o início da pandemia do novo coronavírus, as vendas recuaram.

Queijo

Foto: Pixabay

Em meio às dificuldades, a veterinária aposentada recorreu aos extensionistas da Emater- MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Juntamente com a técnica Patrícia Freitas, responsável pelo Programa Queijo Minas Artesanal na região Triângulo Mineiro, desenvolveram uma método para apresentação e divulgação do produto nas redes sociais e a criação de um mercado virtual para a comercialização dos queijos.

Patrícia conta a importância de se incentivar pequenos produtores neste momento de pandemia. “O produtor além de produzir o leite, o queijo, pasto, manter os animais saudáveis e diversas outras atividades na propriedade, ainda tem que divulgar, ofertar e vender seu produto. Não podemos abandonar o produtor com o produto acabado nas mãos, com dificuldade de conquistar mercados que deem ao produto artesanal o reconhecimento e valorização digna,” afirma.

Para as estratégias do comercio on-line, a extencionista em conjunto com a produtora, elaboraram as diretrizes de venda nas redes sociais, nomes atrativos para os tipos de queijo comercializados (Ouro Branco, Pingo de Ouro, Ouro 24 Quilates e Ouro Velho), a criação de um calendário de lives, além

Levando as considerações da extencionista, Walkiria alavancou as vendas virtuais em 400% logo nos primeiros quatro meses. “Antes, as nossas vendas se restringiam mais para os estados de Minas Gerais e São Paulo, mas, após a criação do mercado virtual, conseguimos mais clientes. Hoje estamos vendendo para um nicho diferente e em quase todos os estados do Brasil”, comemora.

Foto: Secretaria de Agricultura de MG/ Divulgação

A produtora de queijo têm a ajuda do marido e dois filhos na fazenda, auxiliando no manejo do gado Jersey.  Eles optaram pela a raça principalmente devido às características do leite, pois apresenta maior teor de proteínas e gorduras, além de ser de fácil manejo e dócil. A família produz cerca de 70 quilos de queijos por dia.

Walkiria e a família vem se destacando no mercado de queijos artesanais e conquistaram duas medalhas no Mundial do Queijo Brasil, em 2019, o recebimento do Selo Arte e a certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose.

A família também investe no uso de energia limpa, no bem-estar dos animais e na sustentabilidade ambiental e o manejo do rebanho é feito com pasto irrigado, dividido em piquetes.

17/04/2023 às 18h02

Ovos: diferença entre preços brancos e vermelhos é a maior da série histórica

Mesmo com o fim da Quaresma, os preços dos ovos comerciais continuam subindo em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, sobretudo os dos ovos vermelhos, –

Leia Mais
14/04/2023 às 20h02

Carne Suína : embarques do RS crescem 46,71% em março – ABPA

As exportações de carne de frango e suína (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) do Rio Grande do Sul totalizaram 130,59 mil –

Leia Mais
14/04/2023 às 16h02

Frango: após recordes em março, exportação começa abril em ritmo intenso

O setor avícola nacional acredita que o desempenho das exportações brasileiras de carne de frango em abril seja parecido com o de março, quando as –

Leia Mais
14/04/2023 às 14h02

Boi: arroba do boi volta a ser negociado acima do valor da carne

Os preços do boi gordo estão mais firmes no mercado paulista. Segundo pesquisadores do Cepea, além da retomada dos envios de carne bovina à China, –

Leia Mais
14/04/2023 às 12h02

Tilápia: firme demanda na quaresma eleva preço da tilápia em março

As cotações da tilápia avançaram em março – trata-se do oitavo mês consecutivo de alta. Esse movimento resultou da demanda aquecida e da oferta restrita –

Leia Mais
14/04/2023 às 10h02

Suínos: preços do vivo têm comportamentos distintos dentre regiões

As movimentações no mercado independente de suíno vivo foram distintas dentre as regiões acompanhadas pelo Cepea nos últimos dias. Nas praças em que a oferta –

Leia Mais
13/04/2023 às 18h02

Carne suína: exportações atingem 27,917 mil toneladas em abril

As exportações de carne suína “in natura” do Brasil renderam US$ 69,872 milhões em abril (4 dias úteis), com média diária de US$ 17,468 milhões. –

Leia Mais
13/04/2023 às 12h02

Carnes: exportação de aves atinge 130,522 mil toneladas em abril

As exportações de carne de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas do Brasil renderam US$ 250,378 milhões em abril (4 dias úteis), –

Leia Mais
13/04/2023 às 10h02

Carne bovina: exportação atinge 22,594 mil toneladas em abril

As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 102,733 milhões em abril (4 dias úteis), com média diária de US$ –

Leia Mais
11/04/2023 às 14h02

Ovos: cotações permanecem estáveis durante a semana santa

As cotações dos ovos seguem estáveis neste início de abril, apesar do pagamento dos salários e da demanda aquecida por conta da Páscoa no último –

Leia Mais