DICAS DE ESPECIALISTA

Mitos e verdades da carne de porco

Andrea Ianni desmistifica preocupações sobre cisticercose e verdades sobre o consumo da carne suína

Por Nádia Martins
03 de abril de 2024 às 09h00

Existem muitos mitos em relação ao consumo da carne suína e, muitas vezes, até uma má reputação em relação à higiene sanitária da proteína animal e se o consumo de carne de porco crua ou insuficientemente cozida pode causar cisticercose de tênia no cérebro. 

Para esclarecer essa dúvida, a suinocultora Andrea Ianni, no mais recente boletim Dicas de Especialista, no Canal do Criador, esclarece as preocupações por trás da cisticercose, popularmente conhecida como “o bichinho na cabeça”. 

Ianni explica o ciclo de vida do parasita causador da cisticercose e teníase e esclarece que essas doenças estão ligadas ao mesmo verme, a tênia. Ainda conforme Ianni, o ciclo começa quando uma pessoa infectada pela teníase libera ovos do parasita através das fezes, que, se depositadas em ambientes externos, como pastos, podem contaminar a alimentação de porcos ou bois. Se esses animais, criados em sistemas extensivos, consomem a vegetação contaminada, eles podem desenvolver cisticercose.

A seguir, confira o boletim completo sobre o consumo da proteína animal;

Para mais informações sobre o consumo da carne de porco, acompanhe o Canal do Criador nas redes sociais e participe da comunidade usando a hashtag #eusoucriador.

Envie dúvidas e sugestões para que possamos construir juntos conteúdos que impactam e fazem parte do dia a dia dos nossos criadores.