NOTÍCIAS

Brasil não deve ter aumento significativo na exportação de suínos após suspensão da Alemanha

Fernando Iglesias aponta que seria necessária a habilitação de novas plantas para exportar para os Chineses, visto que as atuais já estão operando no limite 

Publicador Sites Externos Publicador Sites Externos 14 de setembro de 2020 às 23h02

O Ministério da Agricultura confirmou nesta segunda-feira, 14, em primeira mão ao Canal Rural, que suspendeu as importações de carne suína in natura e semi-processada da Alemanha, após o país confirmar na quinta-feira, 10, um caso de peste suína africana em um javali selvagem.

China, Japão, Coreia do Sul e Argentina também já anunciaram embargos à proteína alemã. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, isso trará consequência para o mercado internacional de carne suína. “ Alemanha era um dos grandes exportadores para a China, com 14% do market share daquele mercado. Os demais exportadores serão chamados a compensar a venda de imediatas desse país”, afirmou.

No entanto, de acordo com o analista da consultoria Safras & Mercado, Fernando Iglesias, as exportações de suínos por parte do Brasil não devem aumentar expressivamente por causa desse evento. “O que impediria o Brasil de exportar lotes ainda mais expressivos de carne suína ao mercado Chinês, é a questão da ractopamina, que é uma suplementação usada no desenvolvimento dos animais que não é bem vista pelo mercado de maneira geral. Para que o Brasil consiga exportar volumes ainda maiores, seria necessário que novas unidades fossem habilitadas, sendo que as que já estão habilitadas hoje já operam perto da capacidade máxima, e não têm condições de expandir os volumes exportados no momento”, disse.

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

03 de junho de 2026

Jaboticabal

Congresso

02 de junho de 2026

Lavras (MG)

59ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA

02 de junho de 2026

Araxá (MG)

EXPOQUEIJO 2026

02 de junho de 2026

Patos de Minas (MG)

4ª FENAMINAS

21 de maio de 2026

Ribeirão Preto - SP

22º INSECT SHOW

21 de maio de 2026

Porto Alegre - RS

CONBAP E ICPA 2026

19 de maio de 2026

São José do Rio Preto - SP

RIOPRETO COUNTRY BULLS

19 de maio de 2026

Patos de Minas - MG

MILKSHOW 2026

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica