NOTÍCIAS

Exportações de carne de frango podem encerrar 2020 em alta

Por outro lado, projeções para o próximo ano são incertas devido à alta nos custos de produção, que subiram 100%, de acordo com a ABPA

Publicador Sites Externos Publicador Sites Externos 16 de novembro de 2020 às 21h45

O volume de exportação da carne de frango se manteve em alta nos dez primeiros meses do ano, mas em receita o setor acumula queda de 13%. Segundo o gerente de mercado da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) Luís Rua, a questão cambial foi determinante para os resultados obtidos até o momento.

“O real foi uma das moedas que mais se desvalorizou neste ano, isso aumentou a competitividade das exportações brasileiras. E, em um ano atípico por conta da pandemia os números são favoráveis, considerando questões importantes, como a retração de alguns mercados internacionais. Isso mostra a resiliência do nosso setor”, destaca.

Para 2020, o dirigente da ABPA acredita em números positivos para as exportações de carne de frango. “Nossa expectativa é terminar com volumes maiores do que em 2019. Em novembro, devemos exportar em torno de 365 mil toneladas, quanto para o acumulado do ano esse número pode ser de 4,2 milhões de toneladas”, projeta.

Para o próximo ano, no entanto, as previsões da entidade são mais cautelosas. “Principalmente pela questão dos custos, que aumentaram 100% neste ano, fica difícil prever algo. Isso tirou a competitividade do produtor brasileiro no exterior. No entanto, a situação de mercado naturalmente irá voltar ao normal, e com isso o setor terá um pouco mais de insumos para atuar. Com isso temos mais tranquilidade para buscar novas formas de abastecimento, mas sempre dando prioridade ao produtor brasileiro”, finaliza.

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

Ver mais

12 de outubro de 2026

Uberaba (MG)

Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman)

Exposição Internacional da Raça Brahman

16 de setembro de 2026

São Paulo (SP)

6 Forum Pecuaria Brasil

6º Fórum Pecuária Brasil

29 de agosto de 2026

Esteio (RS)

Expointer 2026

Expointer 2026

31 de julho de 2026

Jaboticabal

Congresso

27 de julho de 2026

Lavras (MG)

SBZ 2026

59ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA

26 de junho de 2026

Araxá (MG)

EXPOQUEIJO 2026

21 de julho de 2026

Patos de Minas (MG)

4ª FENAMINAS

15 de julho de 2026

Ribeirão Preto - SP

22º INSECT SHOW

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica