PERDAS
Tragédia: vento derruba árvores e mata 11 vacas no interior de SP
Boa parte dos animais morreu na hora e três foram abatidos por apresentarem lesões irreversíveis na coluna, segundo veterinário
Onze vacas e dois bezerros da fazenda Santa Adelaide, em Guarantã (SP), morreram após serem atingidos por árvores que caíram em meio à forte ventania registrada nesta quarta-feira, 18.
O sócio proprietário da fazenda Eduardo Pereira conta que choveu cerca de 40 milímetros no município. “Se falar que durou 10 minutos, estou mentindo. Mas choveu pedra [granizo] e deu uma ventania muito forte, que canalizou em uma área de 10 hectares da propriedade. Até agora estou sem energia elétrica”, relata.
- Raio mata pecuarista e pelo menos 30 animais no Paraná
- Incêndio em assentamento destrói casas e mata animais em Mato Grosso
Delso Ferreira Borges, médico veterinário da Secretaria de Agricultura do estado, prestou atendimento aos animais. Segundo ele, oito vacas morreram instantaneamente e outras três foram sacrificadas por apresentarem lesões na coluna. “Era irreversível. Elas tinham muitas lesões no corpo, não tinha o que fazer”, diz.
Como as pancadas tornaram a carne inadequada para consumo, o produtor optou por abrir uma cova na propriedade e enterrar as vacas. “Alguém poderia ir lá à noite e tentar se aproveitar da carne”, comenta Borges.
Para piorar a situação, cerca de dez bezerros de 45 dias cada ficaram sem mães e terão que ser alimentados usando mamadeira. “São, praticamente, bezerros perdidos”, lamenta Pereira. Segundo ele, é difícil determinar exatamente o tamanho do prejuízo, mas ultrapassa R$ 60 mil.
‘Força da natureza’
O produtor conta que ficou bastante assustado com o estrago deixado pelo vento. “Só fico imaginando quem passa por um tornado ou algo do tipo”, diz. O que traz alívio, segundo ele, é que nenhum funcionário ou membro da família se feriu no incidente.
Nesta quinta-feira, 19, chuva intensa é esperada no litoral paulista, Região Metropolitana de São Paulo e capital, onde os acumulados serão expressivos, de acordo com a Somar Meteorologia. Fica o alerta para fortes temporais e risco de transtornos nessas áreas, como alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios.
Nas demais áreas do Sudeste, apesar de volumes mais baixos se comparados ao dia anterior, segue a condição para temporais isolados e rajadas de vento variando de moderada à forte intensidade.