NOTÍCIAS

Boi gordo e milho: pecuarista vê melhora no poder de compra em dezembro

De acordo com a Scot Consultoria, com a queda do dólar e a expectativa de chuvas no Sul do país, o cereal registrou queda mais acentuadas do que a arroba do boi gordo

Publicador Sites Externos Publicador Sites Externos 4 de dezembro de 2020 às 14h22
milho à esquerda e boi à direita

Fotos: Renata Silva/ Embrapa Rondônia e Seagri-RO

O poder de compra do pecuarista de corte frente o milho subiu 2% em dezembro, quando comparado ao resultado de novembro.

De acordo com a Scot Consultoria, com a queda do dólar e a expectativa de chuvas no Sul do país, o cereal registrou queda mais acentuadas do que a arroba do boi gordo.

Agora, é estimado que para cada arroba do boi gordo, o produtor pode adquirir 3,48 sacas de milho, em Campinas (SP). A consultoria afirma que isso representa alta de 2% frente a novembro, quando era possível comprar 3,41 sacas do cereal, mas queda de 16% em relação a dezembro de 2020, quando era possível adquirir 4,18 sacas.

Em Campinas (SP), a saca de 60 quilos está valendo R$78 sem frete, queda de 6,2% na comparação com a média de novembro deste ano, mas ainda sim está custando 56% mais em relação a dezembro de 2019.

Expectativas 

Ainda de acordo com a consultoria, no curto prazo, a expectativa é de preços mais frouxos no mercado interno, considerando dólar mais calmo e também a chegada das chuvas previstas para as próximas semanas, que devem impactar diretamente as lavouras de milho verão, principalmente no Sul do país.

Boi gordo

A primeira semana de dezembro foi de pressão sobre os preços do boi gordo. No mercado atacadista, as cotações caíram para os cortes e carcaças depois de 23 semanas consecutivas de alta. 

Para a consultoria, frigoríficos podem começar a ofertar preços maiores para fechar as programações do escoamento do fim de ano. O avanço da vacina contra a Covid-19 também exerceu impacto sobre o câmbio e os preços.

 

 

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 561 Canal 561
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

08 de março de 2026

Minas Gerais (MG)

Show Tecnológico Verão 2026

08 de março de 2026

Local

VI Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio 2026

08 de março de 2026

Local

CBA Goiânia 2026

08 de março de 2026

Local

SIMPROPIRA 2026

08 de março de 2026

Local

Mundo Agro Connect

08 de março de 2026

Local

Elas no Campo 2026

08 de março de 2026

Local

Seminário do Café Acarpa 2025

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 561 Canal 561
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica