NOTÍCIAS

Começou hoje o plantio de soja em GO

Evento que marca o início da safra 2021/2022 ocorreu no município de Campinorte

Jornalismo Canal do Criador Jornalismo Canal do Criador 22 de outubro de 2021 às 21h00

A Abertura Estadual do Plantio de Soja em Goiás – Safra 2021/2022, foi realizada nesta sexta-feira, 22, na Fazenda Três Irmãos (Família Perinelli), em Campinorte. O município está localizado na Região Norte do Estado, a 300 quilômetros de Goiânia. Participaram da celebração produtores, técnicos, profissionais, representantes de entidades e autoridades políticas, entre elas o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, que representou o governador Ronaldo Caiado, o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Sistema Faeg Senar), deputado federal José Mário Schreiner, e o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), Joel Ragagnin.

A produção de soja em Goiás na safra 2020/2021 foi de 13,7 milhões de toneladas, com produtividade média de 3,7 toneladas por hectare em uma área plantada total de 3,7 milhões de hectares. Para a safra 2021/2022, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima uma produção de 14,1 milhões de toneladas. O volume representa um acréscimo de 2,9% em relação à safra anterior. A Conab também projeta um aumento de 5,6% na área cultivada do grão. Com o resultado, Goiás deve se manter na quarta posição nacional entre os Estados que mais produzem a oleaginosa.

Campinorte está localizado na área de expansão da sojicultura em Goiás. Em 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área plantada no município foi de 10 mil hectares e a produção total de 33,6 mil toneladas, crescimento de 5,3% e 17,9% em relação a 2019, respectivamente. Em toda a Região Norte do Estado, a área plantada com soja foi de 194,0 mil hectares em 2020. Ainda de acordo com o IBGE, a produção atingiu 645,0 mil toneladas no mesmo ano, movimentando cerca de R$ 878 milhões.

“A soja é um dos principais produtos da pauta de exportações do Estado e vive um bom momento com demanda aquecida e bons preços no mercado internacional. Ao contrário do que se pensava antigamente, quando o solo da região era visto como improdutivo, o Norte Goiano tem grande potencial para produção de soja e outras culturas de forma sustentável. Estamos ao lado do produtor goiano, orientando e proporcionando condições para que ele produza alimento, gere riqueza e crie empregos”, diz o titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Tiago Mendonça.

A Abertura Estadual do Plantio de Soja – Safra 2021/2022 é uma realização do Sistema Faeg Senar e da Aprosoja-GO, com apoio do Governo de Goiás, por meio da Seapa. Antes do início simbólico do plantio com as plantadeiras em campo, está prevista a apresentação do painel técnico “Economia, mercado e insumos: o que esperar desta safra de soja?”, com o coordenador institucional do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Leonardo Machado, presidente da Comissão de Grãos da Faeg, Ênio Fernandes, e consultor da Pátria Agronegócios, Matheus Pereira.

Ainda nesta sexta pela manhã, representantes da Seapa e de outros órgãos do Governo de Goiás, produtores, autoridades e técnicos participaram do Encontro “Sistema Faeg ao seu Lado” em Uruaçu, a apenas 25 quilômetros de Campinorte.

 

Fonte: Secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás -SEAGRO

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 561 Canal 561
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

08 de março de 2026

Minas Gerais (MG)

Show Tecnológico Verão 2026

08 de março de 2026

Local

Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2026

08 de março de 2026

Local

VI Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio 2026

08 de março de 2026

Local

CBA Goiânia 2026

08 de março de 2026

Local

SIMPROPIRA 2026

08 de março de 2026

Local

Mundo Agro Connect

08 de março de 2026

Local

Elas no Campo 2026

08 de março de 2026

Local

Seminário do Café Acarpa 2025

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 561 Canal 561
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica