NOTÍCIAS

Fatos do ano: 900 cabeças de gado nelore abandonadas

Rebanho foi salvo por autoridades; gerente de propriedade rural chegou a ser preso, mas foi solto após pagamento de fiança

Publicador Sites Externos Publicador Sites Externos 31 de dezembro de 2022 às 15h07

A notícia de que cerca de 900 cabeças de gado estavam abandonadas em fazenda do interior de Goiás despertou a curiosidade — e a indignação — por parte do público que acompanha o Canal Rural. Divulgada em outubro, a notícia a respeito foi uma das mais lidas do site em 2022.

+ Viu esta? Raio mata metade das cabeças de gado de fazenda

A confirmação do abandono do rebanho foi feito pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Goiás, que recebeu denúncias de maus tratos em propriedade rural localizada no município de Guarani de Goiás, no nordeste do estado do Centro-Oeste.

Secretária da Semad, Andréa Vulcanis afirmou, na ocasião, que o trabalho de resgate se deu no mesmo dia em que as denúncias foram recebidas pelas autoridades responsáveis. De acordo com ela, a primeira ação foi resgatar os animais. Ação que foi feita por fiscais, integrantes de outros órgãos governamentais e até vizinhos da fazenda em questão.

“As primeiras ações, aquelas mais urgentes, foram no sentido de garantir oferta de água, alimentação e atendimento veterinário ao gado sobrevivente”, relatou Andréa. Ela lamentou que, apesar dos esforços, mais de 150 animais morreram por causa de enfraquecimento extremo.

Com 900 cabeças de gado nelore abandonadas, gerente foi preso

Diante da constatação de abandono de cerca de 900 cabeças de gado nelore, o gerente da fazenda em questão chegou a ser preso. No entanto, foi solto após ser ouvido na delegacia de Posse (cidade vizinha de Guarani de Goiás) e pagar fiança. Os donos da propriedade foram proibidos de desempenharem qualquer atividade agropecuária no local.

___________________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

03 de junho de 2026

Jaboticabal

Congresso

02 de junho de 2026

Lavras (MG)

59ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA

02 de junho de 2026

Araxá (MG)

EXPOQUEIJO 2026

02 de junho de 2026

Patos de Minas (MG)

4ª FENAMINAS

21 de maio de 2026

Ribeirão Preto - SP

22º INSECT SHOW

21 de maio de 2026

Porto Alegre - RS

CONBAP E ICPA 2026

19 de maio de 2026

São José do Rio Preto - SP

RIOPRETO COUNTRY BULLS

19 de maio de 2026

Patos de Minas - MG

MILKSHOW 2026

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica