A FORÇA DO LEITE
Consumo de leite em queda: Desafios e oportunidades para o setor
A pesquisadora Kennya Siqueira explica sobre os desafios da pecuária com a diminuição do consumo de leite no Brasil
Kennya Siqueira, pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, discute os motivos por trás do assunto deste boletim “A Força do Leite“, que é: diminuição do consumo de leite no Brasil.
O consumo de leite no Brasil está em queda, o que preocupa os produtores rurais. Durante muitos anos, houve um crescimento constante no consumo de leite, impulsionando a produção e o lançamento de novos produtos no mercado.
No entanto, atualmente estamos enfrentando uma situação diferente, com o consumo de leite voltando aos níveis de 2010. Essa queda é causada principalmente pela redução da renda da população e pelo aumento dos preços do leite e seus derivados.
A renda da população tem um impacto direto no consumo de leite. Países com maior renda per capita tendem a consumir mais leite, enquanto países com menor renda per capita consomem menos.
A pandemia e suas consequências afetaram a média dos brasileiros, resultando em uma redução na renda do consumo de leite. Além disso, os preços do leite e seus derivados aumentaram significativamente devido à escassez de matéria-prima, problemas logísticos e efeitos persistentes da pandemia.
Oportunidades para a pecuária leiteira
Para enfrentar essa situação desafiadora, é necessário fortalecer a economia como um todo e melhorar a eficiência na cadeia produtiva. Para isso, algumas soluções são:
Investir em produtividade e inovação tecnológica
A produção em maior escala nas fazendas e na indústria pode ajudar a reduzir os preços dos produtos lácteos, gerando mais interesse pelo consumidor final.
Combater a disseminação de fake news
Alguns grupos de consumidores compartilham notícias que podem gerar controversas em relação ao consumo de laticínios. Por isso, é interessante promover estratégias de marketing que destacam os benefícios do produto, como a sustentabilidade e o bem-estar animal.
Incentivo ao consumo de laticínios
Com investimentos em marketing e ações para melhorar a cadeia produtiva, é possível reverter a tendência de queda no consumo de leite e promover o crescimento sustentável da indústria láctea. Para saber mais como o marketing bem trabalhado pode influenciar o consumo e despertar o desejo do público, confira o vídeo no Youtube do Canal do Criador.