EXPOGENÉTICA
Touros classificados no PNAT 2025 são destaque na 18ª ExpoGenética
Seleção definiu 16 reprodutores Nelore e Tabapuã, que terão sêmen distribuído a rebanhos parceiros em todo o país
FOTO: André Santos l Expogenética
Na manhã desta última quinta-feira (21/8), durante a 18ª ExpoGenética, foram apresentados os touros classificados no PNAT 2025 (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens). A cerimônia, realizada no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), contou com a presença de técnicos, criadores e transmissão ao vivo pela ABCZ TV.
Nesta edição, 16 touros foram selecionados: 1 Nelore Mocho, 13 Nelore Padrão e 3 Tabapuã. Após a escolha, os animais seguem para a central de coleta de material genético. As doses de sêmen serão distribuídas entre rebanhos parceiros e pecuaristas participantes do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).
CONFIRA A LISTA COMPLETA CLICANDO AQUI.
No ano anterior, em 2024, o PNAT distribuiu 16.120 doses de sêmen, provenientes de 20 reprodutores, fortalecendo a democratização da genética zebuína em todo o país.
A 18ª ExpoGenética é organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e conta com patrocínios de Neogen, Virbac, Real H e Romancini Troncos e Balanças, além do apoio de Banco do Brasil, CNA/Faemg/Senar, Fazu e Sebrae.
Com os resultados anunciados, os pecuaristas já podem se preparar para utilizar a genética dos touros classificados no PNAT 2025, ampliando o acesso a reprodutores avaliados e impulsionando os índices de produtividade na pecuária de corte.