Ir para o conteúdo

COTAÇÕES DO GADO

Redução da oferta impulsiona preço do boi gordo em São Paulo

Cotações do boi gordo avançaram em SP, enquanto maioria das regiões brasileiras manteve estabilidade no mercado

Por Cássia Carolina
28 de agosto de 2025 às 14h00

 

Redução da oferta impulsiona preço do boi gordo em São Paulo

FOTO: Divulgação l Scot Consultoria

O preço do boi gordo voltou a reagir em São Paulo nesta quarta-feira (27/8), depois de dias de estabilidade nas praças de Araçatuba e Barretos, consideradas referências nacionais. Segundo dados da Scot Consultoria, divulgados pelo Globo Rural, a arroba avançou R$ 2, alcançando R$ 312 nessas localidades.

A alta foi sustentada por uma menor disponibilidade de animais no mercado, embora o efeito tenha sido limitado. Isso porque os frigoríficos ainda operam com escalas alongadas de abate, o que garante maior poder de negociação na hora das compras.

Cenário nas demais regiões

Das 32 regiões pecuárias monitoradas pela Scot Consultoria, 26 mantiveram preços estáveis no dia. Além de São Paulo, registraram avanço as praças do sul da Bahia, Marabá (PA) e Acre. Apenas o norte de Minas Gerais apresentou queda.

Indústrias ajustam compras

De acordo com o Cepea, frigoríficos de pequeno e médio portes seguem com cautela, controlando as aquisições de acordo com o ritmo das vendas da carne. Já empresas maiores, especialmente voltadas para exportação, têm sustentado as cotações ou até concedido aumentos, tanto para o boi quanto para a novilha.

Pressão da demanda

A consultoria Agrifatto ressalta que o mercado continua travado. A lentidão na reposição do atacado e a demanda fraca no varejo mantêm compradores em compasso de espera. Nos centros de distribuição, o excesso de oferta de carne reforça a estabilidade nas escalas de abate.