PECUÁRIA NA BAHIA
Bahia registra maior rebanho bovino em 50 anos e consolida crescimento da pecuária
Estado alcança 13,7 milhões de cabeças de gado e ocupa a 7ª posição no ranking nacional, segundo o IBGE
FOTO: Seagri/Divulgação
A Bahia atingiu um marco histórico em 2024 ao registrar o maior rebanho bovino em 50 anos, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM). O levantamento foi apresentado na terça-feira (23/09) pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) a representantes do setor.
De acordo com o IBGE, o rebanho bovino na Bahia chegou a 13,7 milhões de cabeças, consolidando quatro anos consecutivos de crescimento na atividade. Em comparação a 2023, houve aumento de 3,5%, o que representa acréscimo de 455,8 mil animais. Com esse resultado, o estado ocupa a 7ª posição no ranking nacional, respondendo por 5,7% do rebanho brasileiro.
O desempenho foi destacado pelo secretário estadual da Agricultura, Pablo Barrozo. “Os números demonstram o grande potencial que a Bahia possui para a pecuária. Temos condições favoráveis, como vasta extensão territorial, crescimento na produção de grãos, chegada de novas empresas e políticas públicas voltadas ao setor”, afirmou.
No ranking estadual, o município de Santa Rita de Cássia lidera com 202,8 mil bovinos, seguido por Itamaraju (183,3 mil) e Itanhém (183 mil). O levantamento reforça a vocação agropecuária baiana e indica que a combinação de infraestrutura, tecnologia e políticas públicas tem impulsionado o crescimento da pecuária no estado.