FOTO: Gabriel Jabur l Agência Brasília
O leite e a carne de zebu vão sair do campo para ganhar espaço também na gastronomia durante o 1º Festival Internacional Serra do Palmital, marcado para os dias 27 a 30 de agosto, em Caçapava (SP). A participação das raças zebuínas ocorrerá por meio do programa Terroir Zebu: do campo à mesa, que pretende aproximar a produção pecuária do consumidor.
Segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a iniciativa vai apresentar ao público uma experiência que reúne genética, produção, gastronomia e identidade territorial.
Realizado na região da Rota do Buquira, o festival contará ainda com atividades ligadas a cinema, música, arte, turismo rural, natureza e cultura regional.
Leite e carne de zebu serão protagonistas na cozinha
Durante o evento, a cozinha será dedicada exclusivamente ao leite e à carne de origem zebuína. A proposta é mostrar não apenas os alimentos que chegam ao consumidor, mas também a cadeia produtiva que existe por trás deles.
A participação será conduzida por Camila Almeida, produtora da Estância Silvania e ligada à produção de leite e derivados de zebu, e pelo produtor rural, chef e especialista em carnes zebuínas Jorge Sab.
Na prática, o público poderá conhecer características dos produtos provenientes das raças zebuínas e entender como seleção, adaptação e trabalho dentro da propriedade influenciam aquilo que chega à mesa.
De acordo com Jorge Sab, um dos objetivos é apresentar de maneira acessível as características da carne produzida por animais adaptados às condições tropicais e os diferentes produtos que podem ser obtidos a partir dela.
A programação também pretende resgatar a trajetória das raças zebuínas, que têm origem indiana e passaram por décadas de seleção e melhoramento genético no Brasil, consolidando sua participação na produção pecuária em condições tropicais.
Genética e trabalho do pecuarista chegam ao consumidor
Para quem está dentro da porteira, a participação no festival também abre espaço para mostrar ao consumidor etapas da produção que normalmente ficam distantes da mesa.
A genética zebuína, a adaptação dos animais ao clima tropical e o trabalho de seleção realizado pelos criadores brasileiros estarão entre os pontos abordados. No caso do leite, a transformação da matéria-prima em queijos e outros derivados também fará parte da experiência.
“A proposta é apresentar não apenas o produto final, mas todo o caminho que começa na genética e no trabalho do produtor e termina na mesa do consumidor”, explica Camila Almeida.
A iniciativa faz parte do programa Brasilidades, um dos eixos do Festival Internacional Serra do Palmital. A proposta trabalha o turismo de identidade territorial, relacionando produção rural, gastronomia, cultura e características próprias da região.
Além do leite e carne de zebu, ingredientes locais, técnicas tradicionais e sabores da Mantiqueira e do Vale do Paraíba estarão presentes na programação gastronômica. Entre os profissionais confirmados estão Rodrigo Cardoso, Anouk Migotto e Lucas Gori Lima.
Produção rural e conservação ambiental
Outro tema que estará presente no festival é a relação entre atividade agropecuária e preservação ambiental. A Estância Silvania está localizada aos pés da Serra do Palmital, região que abriga diversidade de fauna e flora e está associada à conservação do palmito-juçara.
A programação também apresentará os projetos Serra Viva e Cacau Regenera, que trabalham na implantação de corredores ecológicos com sistemas agroflorestais com cacau, conectando o Rio Paraíba do Sul à Serra do Palmital.
Segundo as informações divulgadas pela ABCZ, a iniciativa envolve 25 propriedades rurais e busca integrar produção, conservação ambiental e geração de oportunidades dentro de uma estratégia de desenvolvimento territorial.
Com a presença do leite e da carne de zebu na programação, o festival também se torna uma oportunidade para mostrar ao público urbano como genética, seleção e manejo realizados pelo pecuarista se transformam em alimentos e produtos que chegam diariamente à mesa do consumidor.