NOTÍCIAS

Produção de lã pode chegar a 8 milhões de quilos no RS, apesar do atraso na esquila

Chuvas e baixas temperaturas dificultam a esquila de ovinos, mas prejuízos à qualidade da lã foram menores do que o esperado

Cassia Carolina Cassia Carolina • 30 de outubro de 2026 às 15h17

A produção de lã no Rio Grande do Sul pode alcançar 8 milhões de quilos nesta safra, mesmo diante das dificuldades provocadas pelas chuvas e pelas baixas temperaturas. As condições climáticas têm atrasado a esquila de ovinos em algumas propriedades, exigindo atenção dos criadores para preservar a qualidade da fibra e evitar perdas na comercialização.

Segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), nesta última quarta-feira (28/10), o excesso de umidade registrado nos últimos meses gerou preocupação entre os produtores. No entanto, os prejuízos à qualidade da lã ficaram abaixo do esperado, mantendo perspectivas positivas para a atividade.

Chuvas e frio dificultam a esquila de ovinos

As condições climáticas desfavoráveis têm levado produtores gaúchos a adiar a retirada da lã dos animais. De acordo com o coordenador do Programa de Lã Certificada da Arco, Sérgio Muñoz, algumas equipes de esquila aguardam a melhora do tempo para retomar os trabalhos.

No município de Herval, por exemplo, uma comparsa de esquila permanece parada enquanto os criadores esperam temperaturas mais elevadas para realizar o procedimento. Além de comprometer o calendário da atividade, o atraso aumenta o risco de contaminação da fibra por plantas presentes nas pastagens, como a flechilha, mais frequente a partir de novembro.

As sementes dessa planta possuem estruturas pontiagudas que se prendem à lã dos ovinos, dificultando o processamento e prejudicando a qualidade do produto destinado à indústria têxtil.

Outro fator de preocupação foi o volume de chuvas registrado em agosto, que chegou a acumular entre 600 e 700 milímetros em algumas regiões. A umidade excessiva pode provocar alterações na coloração da lã e favorecer a presença de fungos.

Apesar desse cenário, Muñoz avalia que os danos foram menores do que os inicialmente previstos.

Produção de lã pode alcançar 8 milhões de quilos no estado

A estimativa da Arco é que a produção de lã no Rio Grande do Sul atinja aproximadamente 8 milhões de quilos nesta safra. Desse volume, entre 2 milhões e 3 milhões de quilos podem apresentar características adequadas para alcançar bom valor no mercado têxtil.

A entidade, entretanto, destaca que ainda existem dificuldades para determinar com precisão a quantidade de lã de maior qualidade disponível no estado.

Um dos fatores que influenciam esse cenário é a mudança no perfil dos rebanhos. Após a queda dos preços da lã durante a pandemia e nos anos seguintes, parte dos criadores passou a realizar cruzamentos de raças laneiras com animais voltados à produção de carne.

Essa estratégia contribuiu para modificar as características produtivas de alguns rebanhos, reduzindo a qualidade têxtil de parte da lã produzida.

Certificação pode agregar valor à lã produzida

A certificação é uma das ferramentas utilizadas para fortalecer a competitividade da produção de lã e atender às exigências do mercado.

Atualmente, a Arco possui 12 comparsas de esquila cadastradas em seu site. Entretanto, nem todas devem atuar com certificação durante toda a temporada, já que algumas equipes também atendem propriedades que não participam do programa.

Profissionais do Uruguai também trabalham na esquila de rebanhos gaúchos, principalmente na região da Fronteira Oeste. Por enquanto, a associação ainda não tem uma estimativa definitiva sobre o volume de lã que receberá certificação ao final da safra.

Para os criadores, a adoção de procedimentos adequados durante a esquila, a classificação e o acondicionamento da fibra é fundamental para preservar a qualidade do produto e ampliar as oportunidades de comercialização.

Mercado internacional apresenta perspectivas favoráveis

Apesar dos desafios enfrentados pelos produtores, o cenário internacional apresenta oportunidades para a cadeia produtiva da lã. Segundo Sérgio Muñoz, a redução dos rebanhos e da oferta mundial da fibra contribui para um ambiente de mercado mais favorável.

Durante um encontro recente no Uruguai, que reuniu representantes de compradores e da indústria internacional, o coordenador observou que a procura por lã certificada continua acompanhada de exigências rigorosas em relação à qualidade do produto.

Nesse contexto, a orientação da Arco é que os criadores invistam na certificação e adotem boas práticas de acondicionamento da lã, buscando atender aos padrões exigidos pelos compradores e agregar valor à produção.

No Brasil, a aquisição de lã certificada pela indústria ainda avança lentamente. Mesmo assim, a expectativa é de que o mercado interno acompanhe gradualmente as exigências internacionais.

Para a ovinocultura gaúcha, o desafio desta safra será conciliar os efeitos do clima com a preservação da qualidade da fibra, aproveitando as oportunidades de um mercado que valoriza cada vez mais a origem e os padrões de produção da lã.

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

Ver mais

20 de novembro de 2026

Caldas Novas

Caldas Country Festival

Caldas Country Festival

23 de outubro de 2026

Maceió (AL)

Expo Brasil – Nacional da Raça Santa Inês 2026

08 de novembro de 2026

Recife (PE)

2ª CONPEVET – Congresso Norte e Nordeste de Saúde Única, Animais de Produção e Equinos

17 de novembro de 2026

São Paulo (SP)

Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA)

22 de outubro de 2026

Campinas - SP

COMLAB – Congresso de Medicina Laboratorial Veterinária 2026

12 de outubro de 2026

Uberaba (MG)

Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman)

Exposição Internacional da Raça Brahman

16 de setembro de 2026

São Paulo (SP)

6 Forum Pecuaria Brasil

6º Fórum Pecuária Brasil

29 de agosto de 2026

Esteio (RS)

Expointer 2026

Expointer 2026

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica