NOTÍCIAS

Produtores e cooperativas de leite ainda são injustiçados com o ICMS, diz FAESP

A medida afeta drasticamente 9 mil pequenos produtores e aumenta os preços de produtos essenciais à alimentação das famílias mais carentes.

Jornalismo Canal do Criador Jornalismo Canal do Criador 4 de fevereiro de 2021 às 16h44

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) registra que o setor leiteiro não foi contemplado, em sua totalidade, com a redução do ICMS.

Os acordos formalizados podem ser favoráveis com as indústrias de laticínios, mas excluem o segmento de produção de leite. É o caso de produtores e cooperativas rurais vinculados à comercialização de leite pasteurizado e cru.

 

A comercialização do leite pasteurizado, que antes era isenta, continua sendo tributado em 4,14%, assim como o transporte intermunicipal de leite cru e pasteurizado que teve alíquota elevada de 5% para 6,5%. Um reajuste que afeta o bolso final dos consumidores, e mais de 9 mil produtores do setor leiteiro.

Todos da federação, junto com produtores rurais, sindicatos rurais, cooperativas e a Associação dos Produtores de Leite (Abraleite), permanecem indignados e a cada dia tentam convencer o governo do estado de São Paulo, sobre o aumento desnecessário do ICMS na cadeia produtiva do leite.

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

Ver mais

12 de outubro de 2026

Uberaba (MG)

Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman)

Exposição Internacional da Raça Brahman

16 de setembro de 2026

São Paulo (SP)

6 Forum Pecuaria Brasil

6º Fórum Pecuária Brasil

29 de agosto de 2026

Esteio (RS)

Expointer 2026

Expointer 2026

31 de julho de 2026

Jaboticabal

Congresso

27 de julho de 2026

Lavras (MG)

SBZ 2026

59ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA

26 de junho de 2026

Araxá (MG)

EXPOQUEIJO 2026

21 de julho de 2026

Patos de Minas (MG)

4ª FENAMINAS

15 de julho de 2026

Ribeirão Preto - SP

22º INSECT SHOW

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica