SEGURANÇA

SC: serviços de inspeção de produtos de origem animal dão passo importante

Estado busca harmonizar serviços ao sistema federal, o que abrirá novas possibilidades de comercialização para produtos de origem animal

Por Canal Rural
22 de fevereiro de 2021 às 10h05

Todos os serviços de inspeção de produtos de origem animal de Santa Catarina — o estadual e os 234 municipais — já efetivaram seus cadastros e os tornaram ativos no e-Sisbi, que é o sistema eletrônico do Ministério da Agricultura.

A utilização do sistema é uma exigência para adesão e manutenção no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa), que busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Estados e os municípios, individualmente ou consorciados, podem solicitar a equivalência dos seus serviços de inspeção com o serviço de inspeção federal. Para obter a equivalência, aqueles serviços precisam comprovar que têm condições de garantir a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficácia do serviço de inspeção federal.

Lembrando que a comercialização dos produtos inspecionados por serviços municipais e estaduais é limitada, respectivamente, aos limites dos municípios e estados. Ao enquadrarem-se no Sisbi-Poa, esses produtos podem ser vendidos em todo o território brasileiro e exportados.

Serviços de inspeção de produtos de origem animal

O estado de Santa Catarina tem 295 municípios e conta com 235 serviços de inspeção municipais instituídos, sendo 128 deles vinculados a oito consórcios públicos.

No e-Sisbi, estão cadastrados o serviço de inspeção estadual, executado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc); os oito consórcios públicos de municípios aos quais estão vinculados os 128 serviços de inspeção municipais e mais 107 serviços de inspeção municipais cadastrados individualmente.

Para consultar as informações do e-Sisbi, o interessado deve clicar em “Acesso Público”, na tela principal do sistema, e navegar pelas áreas disponíveis. Nelas, o usuário encontrará informações sobre cada serviço de inspeção estadual e municipal, os estabelecimentos e produtos, além de diretrizes para registro de produtos não regulamentados, cadastrados até o momento.

Integração entre as esferas

O trabalho de inclusão dos serviços no Sistema foi coordenado pelo Departamento de Suporte e Normas do Ministério da Agricultura, articulado com a Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura do estado e a Cidasc. Também contou com o apoio dos consórcios públicos de municípios e dos próprios municípios, que atenderam os chamados e preencheram seus cadastros no sistema do governo federal.

“Foi um trabalho feito a várias mãos, com pleno êxito; resultado do esforço conjunto das instituições, que serve de exemplo e estímulo para os demais estados, a fim de concluirmos o cadastro de todos os serviços de inspeção municipais do país o mais breve possível”, avalia a diretora do Departamento de Suporte e Normas, da Secretaria de Defesa Agropecuária, Judi Nóbrega.

“O trabalho exigiu planejamento, intensa comunicação e integração desta Divisão de Defesa Agropecuária com a Cidasc, para busca efetiva de cada consórcio público de Municípios e serviço de inspeção municipal do estado” explicou o chefe da DDA/SFA/SC, André Valim. “Foi fundamental o trabalho dos colegas da Cidasc em cada município e o contato direto com alguns serviços de inspeção municipal, para estimulá-los e orientá-los”, completou Daniela Canavesso, engenheira agrônoma da DDA/SFA/SC que esteve à frente dos trabalhos.

Sistema

O e-Sisbi é um sistema eletrônico disponibilizado pelo Mapa em 2020, para auxiliar na gestão dos serviços de inspeção estaduais, distrital, municipais e vinculados ao consórcio público de Municípios. O sistema contempla o Cadastro Geral desses serviços de inspeção, dos estabelecimentos e produtos por eles registrados, além de outras informações de interesse direto dos envolvidos e do público em geral.

“O e-Sisbi representa grande avanço nas tratativas dos serviços de inspeção estadual e municipais com o Ministério da Agricultura, pois nos proporcionou mais autonomia e agilidade em vários processos, bem como transparência nas informações prestadas por todos”, comentou Jader Nones, chefe da inspeção na Cidasc.

Os estabelecimentos que ainda não estão cadastrados devem procurar o serviço de inspeção onde esteja registrado, para que providencie seu cadastro inicial, a ser finalizado pelo próprio estabelecimento. Mais informações estão disponíveis no portal do Mapa.