NOTÍCIAS

Desmatamento ilegal: bancos brasileiros adotam protocolo para combate na Amazônia e Maranhão

Sistema de rastreabilidade e monitoramento de cadeia produtiva de carne será implementado

Publicador Sites Externos Publicador Sites Externos 30 de maio de 2023 às 16h49

As instituições financeiras no Brasil estão se comprometendo a promover a adoção de práticas sustentáveis pelos frigoríficos, visando combater o desmatamento ilegal nas regiões da Amazônia Legal e Maranhão. Essa decisão faz parte de uma normativa aprovada pelo conselho e divulgada nesta terça-feira (30) pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Será disponibilizado um sistema de rastreabilidade da cadeia produtiva da carne, contendo informações cruciais como embargos, sobreposições de áreas protegidas, identificação de desmatamento ilegal e autorizações de supressão de vegetação, além do Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades de origem dos animais.

Esses requisitos serão obrigatórios para os frigoríficos que buscam crédito junto às instituições financeiras.

Segundo a Febraban, até o momento, 21 bancos assinaram o acordo, incluindo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Posicionamento da Abiec

Sobre o tema, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) afirma que apoia todas as iniciativas que aumentem os padrões de sustentabilidade em todos os elos da cadeia da pecuária brasileira.

Afirma ainda que, desde 2009, as indústrias do setor vêm implementando e aperfeiçoando seus sistemas de monitoramento de critérios socioambientais de seus fornecedores.

“Os frigoríficos são vistos por diferentes setores como um elo fundamental para que se imponha um ordenamento na cadeia produtiva da pecuária. Nós assumimos nossas responsabilidades, mas não aceitamos que outros setores terceirizem as suas responsabilidades para os frigoríficos”, diz a nota da entidade.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

03 de junho de 2026

Jaboticabal

Congresso

02 de junho de 2026

Lavras (MG)

59ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA

02 de junho de 2026

Araxá (MG)

EXPOQUEIJO 2026

02 de junho de 2026

Patos de Minas (MG)

4ª FENAMINAS

21 de maio de 2026

Ribeirão Preto - SP

22º INSECT SHOW

21 de maio de 2026

Porto Alegre - RS

CONBAP E ICPA 2026

19 de maio de 2026

São José do Rio Preto - SP

RIOPRETO COUNTRY BULLS

19 de maio de 2026

Patos de Minas - MG

MILKSHOW 2026

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica