Ir para o conteúdo

CAVALO CRIOULO | MORFOLOGIA

Quem avalia os campeões? Veja os jurados da Final da Morfologia Expointer 2026

ABCCC define quatro jurados e um árbitro para a principal decisão morfológica da raça Crioula

Por Cássia Carolina
08 de janeiro de 2026 às 14h15
Quem avalia os campeões? Veja os jurados da Final da Morfologia Expointer 2026

FOTO: Maurício Vinhas l Divulgação

A definição dos profissionais que vão avaliar os melhores exemplares da raça Crioula é um dos momentos mais aguardados por criadores e expositores. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) anunciou os nomes dos jurados e do árbitro que atuarão na Final da Morfologia Expointer 2026, marcada para ocorrer de 24 a 30 de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

A edição marca a 49ª Final da Morfologia e traz um formato que chama a atenção do criador atento à seleção genética: os animais finalistas serão avaliados por quatro jurados, atuando em duplas, além de um árbitro, modelo que reforça critérios técnicos e reduz o desgaste em pista. A proposta dialoga com discussões que ganharam força desde a Expointer 2016, quando a raça Crioula passou a debater com mais intensidade a qualificação dos julgamentos.

Jurados definidos para a Final da Morfologia Expointer 2026

Nas Categorias Fêmeas, os responsáveis serão Luciano Corrêa Passos e Mário dos Santos Suñé. Já as Categorias Machos ficarão sob avaliação de Felipe Caccia Maciel e Darlei Hess. O árbitro escolhido para a final é Luiz Martins Bastos Neto, profissional reconhecido pela experiência e prestígio nas principais pistas da raça.

Segundo o vice-presidente técnico da ABCCC, Leonardo Alberthon Ardenghy, a escolha priorizou equilíbrio entre conhecimento técnico, vivência em pista e renovação. “Optamos por jurados com ampla experiência em provas da raça, mas que não são figuras frequentes nas finais seletivas. Todos têm total capacidade para assumir esse compromisso”, afirmou.

Felipe Caccia Maciel é o único que já atuou como jurado em uma Final da Morfologia, em 2020. Luciano Corrêa Passos, por sua vez, foi árbitro na Final Expointer 2025, o que amplia sua familiaridade com o nível de exigência da competição.

Novo formato busca mais foco e precisão no julgamento

A adoção de quatro jurados, divididos por categorias, foi uma sugestão da atual diretoria da ABCCC e aprovada pelo Conselho Deliberativo Técnico. O objetivo é garantir mais concentração durante as avaliações, além de ampliar a participação de profissionais com experiência nas grandes provas da raça Crioula.

Para o pecuarista e criador, o modelo impacta diretamente a credibilidade da seleção morfológica, fator decisivo para valorização genética, estratégias de acasalamento e investimentos, temas que seguem em pauta desde debates iniciados ainda na Expointer 2016.

Ciclo 2026 segue com calendário intenso de classificatórias

Após a realização das nove seletivas morfológicas de Primavera, o Ciclo 2026 entra em uma nova fase. Em maio, acontece a Expo FICCC, em Montevidéu (Uruguai), com vaga direta para a Final da Morfologia Expointer 2026 aos exemplares classificados na Prévia FICCC, marcada para 26 a 28 de fevereiro.

Além disso, 17 cidades, em sete estados brasileiros, ainda receberão as Exposições Passaporte de Outono, além da tradicional Expo Outonal, promovida pela ABCCC na Arena do Cavalo Crioulo, em Esteio. A última oportunidade de classificação será a Prévia Morfológica, encerrando o caminho até a grande decisão.