A balança comercial de lácteos encerrou 2025 com sinais de ajuste importantes para o mercado do leite, especialmente do ponto de vista do produtor rural. Após meses de forte entrada de produtos importados, o ano terminou com queda de 6,1% nas importações frente a 2024, movimento que contribuiu para aliviar a pressão sobre os preços pagos ao pecuarista.

FOTO: Reprodução l Food Connection
De acordo com levantamento do MilkPoint, o saldo da balança comercial fechou dezembro em -155,4 milhões de litros em equivalente-leite, uma melhora de 10% em relação a novembro, quando o déficit era de -172,3 milhões de litros. O resultado foi impulsionado pela combinação de exportações em alta e importações em retração.
Importações recuam e aliviam o mercado interno
Em dezembro, o volume de lácteos importados totalizou 160,5 milhões de litros em equivalente-leite, queda de 9% frente ao mês anterior. Na comparação com dezembro de 2024, a retração foi ainda mais expressiva, chegando a 17%. No acumulado de 2025, o recuo de 6,1% confirma uma mudança relevante no fluxo de produtos estrangeiros no mercado brasileiro.