NOTÍCIAS

Morre Daniel Anzanello, criador de cavalos crioulos e ex-presidente da ABCCC

Com mais de 40 anos de envolvimento com a raça, foi fundador da Cabanha Santa Edwiges e considerado um dos mais importantes criadores do país

Publicador Sites Externos Publicador Sites Externos 25 de janeiro de 2022 às 13h26
Daniel Anzanello

Daniel Anzanello. Foto: ABCCC/divulgação

Faleceu na noite desta segunda-feira (24) Daniel Anzanello, ex-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Fundador da Cabanha Santa Edwiges, no município de São Lourenço do Sul (RS), ele é considerado um dos mais importantes criadores da raça crioula, com mais de 40 anos de envolvimento na atividade.

Entre os afixos Santa Edwiges e JA, de propriedade da família Anzanello, há pelo menos dez Freios de Ouro e o primeiro bicampeão do Freio, JA Libertador. “Através da determinação e visão de Anzanello, o estabelecimento se tornou referência em termos de administração, genética e seleção da raça crioula, contribuindo para a evolução do nosso cavalo nestas mais de quatro décadas de existência – legado que seguirá levado adiante pela família que esteve lado a lado com Anzanello nesta caminhada”, informou a entidade em nota.

Anzanello foi presidente da entidade entre os anos de 1999 e 20021. Sua gestão é tida como incentivadora da expansão da visibilidade da raça pelo país. Em 2017, ele foi o primeiro homenageado da Parede da Fama, espaço criado para reverenciar a trajetória daqueles que fizeram história na ABCCC.

A cerimônia de despedida de Daniel Anzanello será realizada nesta terça-feira (25), na capela K do Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre (RS), com o velório marcado para as 14h. O enterro ocorre às 18h.

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

03 de junho de 2026

Jaboticabal

Congresso

02 de junho de 2026

Lavras (MG)

59ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA

02 de junho de 2026

Araxá (MG)

EXPOQUEIJO 2026

02 de junho de 2026

Patos de Minas (MG)

4ª FENAMINAS

21 de maio de 2026

Ribeirão Preto - SP

22º INSECT SHOW

21 de maio de 2026

Porto Alegre - RS

CONBAP E ICPA 2026

19 de maio de 2026

São José do Rio Preto - SP

RIOPRETO COUNTRY BULLS

19 de maio de 2026

Patos de Minas - MG

MILKSHOW 2026

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica