NOTÍCIAS

Morre Marcelo Silva, leiloeiro que marcou a história da pecuária brasileira

Referência nos remates rurais, Marcelo Silva dedicou mais de cinco décadas aos leilões de genética bovina e de cavalos Crioulos, deixando um legado para a pecuária nacional

Cassia Carolina Cassia Carolina 5 de agosto de 2026 às 10h37

A pecuária brasileira perdeu um de seus maiores nomes. Morreu Marcelo Silva, leiloeiro reconhecido nacionalmente por sua atuação nos remates rurais e pela contribuição ao fortalecimento do mercado de genética animal. A informação foi divulgada pelo Canal Rural.

À frente da Trajano Silva Remates, empresa fundada por seu pai, Trajano Silva, Marcelo construiu uma trajetória de mais de cinco décadas dedicada aos leilões de animais, tornando-se uma referência para criadores, selecionadores e investidores da pecuária nacional.

Leiloeiro ajudou a fortalecer os remates de genética

Nascido em 1954, Marcelo Silva iniciou sua história nos leilões ainda na infância. Aos 12 anos, já acompanhava o pai como pisteiro nos remates e, antes mesmo de completar 18 anos, conduziu seu primeiro leilão.

Ao longo da carreira, o leiloeiro especializou-se na comercialização de animais de alto valor genético, com destaque para a pecuária de corte e para os cavalos da raça Crioula. Também era proprietário da Cabanha Don Marcelino, consolidando sua atuação entre os principais nomes da seleção genética no país.

Seu trabalho acompanhou a evolução dos leilões rurais no Brasil, contribuindo para a valorização da genética, a profissionalização dos remates e a expansão do mercado pecuário.

Legado para a pecuária brasileira

Mais do que conduzir vendas, Marcelo Silva tornou-se símbolo de credibilidade, conhecimento e paixão pelo setor. Ao longo de sua trajetória, participou de milhares de remates e ajudou a conectar criadores, investidores e compradores em eventos que marcaram a história da pecuária brasileira.

Seu legado permanece na valorização da genética animal, na evolução dos leilões rurais e na influência exercida sobre diferentes gerações de profissionais ligados ao agronegócio.

O velório foi realizado nesta última terça-feira (4/7), na Capela B do Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre (RS).

Marcelo Silva deixa uma história marcada pela dedicação aos remates rurais e pela contribuição ao desenvolvimento da pecuária brasileira, sendo lembrado como um dos maiores leiloeiros da história do agronegócio nacional.

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

Ver mais

12 de outubro de 2026

Uberaba (MG)

Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman)

Exposição Internacional da Raça Brahman

16 de setembro de 2026

São Paulo (SP)

6 Forum Pecuaria Brasil

6º Fórum Pecuária Brasil

29 de agosto de 2026

Esteio (RS)

Expointer 2026

Expointer 2026

31 de julho de 2026

Jaboticabal

Congresso

27 de julho de 2026

Lavras (MG)

SBZ 2026

59ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA

26 de junho de 2026

Araxá (MG)

EXPOQUEIJO 2026

21 de julho de 2026

Patos de Minas (MG)

4ª FENAMINAS

15 de julho de 2026

Ribeirão Preto - SP

22º INSECT SHOW

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica