CONTRABANDO DE ANIMAIS

Polícia apreende carga com 120 bois vivos vindos do Paraguai

A entrada de animais por contrabando representa um risco à segurança sanitária do estado, afirma o presidente do Iagro-MS

Por Paulo Santos, de São Paulo
23 de setembro de 2020 às 19h02

Uma operação da Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro-MS), com apoio da Departamento de Operações de Fronteiras (DOF), apreendeu nesta quarta-feira, 23, em Ponta Porã (MS), uma carga com 120 bois vivos que saíram do Paraguai com destino ao município de Anastácio (MS). O valor da carga é estimado em R$ 240 mil.

“A Guia de Trânsito Animal que acompanhava a carga era falsa e não tinha origem. Os animais apreendidos são bezerros com até 14 meses de idade. Eles foram recolhidos e serão encaminhados para o abate sanitário, onde posteriormente serão descartados”, diz Daniel Ingold, presidente do Iagro-MS.

Segundo Ingold, a entrada desses animais por contrabando representa um risco à segurança sanitária do estado e pode prejudicar as ações previstas dentro do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA). “Não há como saber se esses animais são vacinados. Isso coloca em risco o nosso trabalho feito no combate à aftosa”, comenta o presidente do Iagro.

A suspeita é de que os bezerros foram contrabandeados do Paraguai pelo preço mais barato em relação ao Brasil. Atualmente, a média de preço no mercado interno é de R$ 2 mil. Os motoristas do três caminhões que transportavam a carga foram presos e devem responder pelo crime de contrabando.