NELORE
24ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade avalia mais de 1000 machos em Andradina (SP)
Seis pecuaristas levaram cerca de 1.213 animais à unidade da Friboi, nos dias 17 e 18 de novembro para a etapa
Andradina, cidade localizada no interior de SP, recebeu a 24ª etapa do maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo, organizada pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN). Seis pecuaristas levaram 1.213 animais à unidade da Friboi, nos dias 17 e 18 de novembro. Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal apoiam o Circuito Nelore de Qualidade 2021.
“Os neloristas de Andradina e região nos apresentaram animais muito jovens nessa etapa”, conta Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB. “Tivemos 78% dos machos com até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade) e 40% deles com dentição de leite (entre 18 e 20 meses). Exatos 91% dos animais pesaram mais de 18 arrobas, o que elevou a média para 20,5 arrobas de peso. Além disso, 43,4% possuíam cobertura de gordura mediana”, completa Callejon.
Único campeonato em disputa na etapa, o Melhor Lote de Carcaças de Machos foi vencido por João Carlos Facholi, da Fazenda Vô Altino (Caiuá/SP), pelo segundo ano consecutivo.
A Medalha de Prata foi entregue a Carlos Manoel da Silva Antunes, da Estância Malibu (Castilho/SP). O terceiro lugar ficou com João dos Santos, também da Estância Malibu (Castilho/SP), que recebeu a Medalha de Bronze pela colocação.
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia os resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
Fonte: ACNB