NOTÍCIAS

Mensurar indicadores zootécnicos aumenta a eficiência da fazenda

Fernanda Borges explica como avaliar os indicadores gerais, de produção e reprodução.

Jornalismo Canal do Criador Jornalismo Canal do Criador 13 de outubro de 2021 às 09h00

 

Indicadores zootécnicos servem para nortear o produtor em relação a eficiência reprodutiva, produtiva e econômica da fazenda. Neste boletim “Dicas de Especialistas”, Fernanda Borges, especialista em melhoramento genético, explica os principais índices para a fase de cria, que engloba fatores produtivos e reprodutivos das matrizes.

Na reprodução, é importante analisar as taxas de concepção, prenhez e de perda gestacional. Neste aspecto, uma das dúvidas mais recorrentes dos criadores é respondida e diz respeito a diferença entre a taxa de concepção e a de prenhez. Enquanto a primeira é obtida por meio da relação entre as matrizes prenhes e o total de vacas inseminadas para verificar o desempenho do protocolo de IATF, a segunda analisa quantas vacas emprenharam do total de fêmeas aptas à reprodução na fazenda, mensurando se o produtor está inseminando a quantidade ideal de matrizes.

Já em relação à produção, deve ser avaliada a média de peso dos bezerros aos 120 dias e ao desmame, além da relação desses bezerros com o peso da vaca para constatar a habilidade materna das matrizes. Além desses, também há os indicadores gerais de desmame e produtividade acumulada, que avaliam tanto a reprodução quanto o desempenho dos animais.

 

Sobre o boletim Dicas de Especialista 

“Dicas de Especialista” é um boletim exibido de segunda a segunda na grade do Canal do Criador. Ele traz orientações e informações de especialistas estimados e com grande experiência no mundo pecuário, que compartilham conhecimentos sobre produtividade, manejo e rentabilidade com o produtor rural.

Assista no Canal do Criador pela SKY, no canal 166, pela NET, nos canais canal 197 e 697, ou pela parabólica digital e analógica.

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

Ver mais

12 de outubro de 2026

Uberaba (MG)

Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman)

Exposição Internacional da Raça Brahman

16 de setembro de 2026

São Paulo (SP)

6 Forum Pecuaria Brasil

6º Fórum Pecuária Brasil

29 de agosto de 2026

Esteio (RS)

Expointer 2026

Expointer 2026

31 de julho de 2026

Jaboticabal

Congresso

27 de julho de 2026

Lavras (MG)

SBZ 2026

59ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA

26 de junho de 2026

Araxá (MG)

EXPOQUEIJO 2026

21 de julho de 2026

Patos de Minas (MG)

4ª FENAMINAS

15 de julho de 2026

Ribeirão Preto - SP

22º INSECT SHOW

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica