NOTÍCIAS

Pecuaristas debatem tarifaço no 5º Fórum Pecuária Brasil em SP

Evento da DATAGRO, em meio ao tarifaço dos EUA, reúne líderes da pecuária e indústria para discutir desafios e oportunidades do setor

Cassia Carolina Cassia Carolina 2 de setembro de 2025 às 13h10
Pecuaristas debatem tarifaço no 5º Fórum Pecuária Brasil em SP

FOTO: DATAGRO l Divulgação

Em meio ao chamado “tarifaço” dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, incluindo a carne bovina, a DATAGRO promove no próximo dia 17 de setembro o 5º Fórum Pecuária Brasil, no World Trade Center (WTC), em São Paulo. O encontro reúne pecuaristas, técnicos, investidores, frigoríficos e lideranças setoriais para debater os rumos da cadeia da carne no Brasil e no mercado internacional.

A programação inclui seis painéis temáticos com foco em perspectivas futuras da pecuária, desafios do mercado interno, oportunidades externas e a retomada da liquidez do contrato futuro de boi gordo na B3.

Entre os nomes confirmados estão Plinio Nastari, presidente da DATAGRO; Roberto Perosa, da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC); Mauricio Velloso, da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon); e Sérgio Bortolozzo, da Sociedade Rural Brasileira (SRB), além de executivos de grandes empresas como Marfrig, Friboi e Minerva Foods.

“O Fórum Pecuária Brasil é um espaço que une todos os elos da cadeia para discutir os desafios e oportunidades que temos pela frente. Nosso objetivo é oferecer informação de qualidade, baseada em dados, e criar um ambiente de diálogo estratégico para que o setor avance de forma sustentável e competitivo”, afirma João Otávio Figueiredo, head de pecuária da DATAGRO.

DATAGRO promove o 5º Fórum Pecuária Brasil

FOTO: DATAGRO l Divulgação

Indicador do Boi na Estrada

Um dos destaques desta edição é a apresentação dos resultados do Indicador do Boi na Estrada, iniciativa que percorreu propriedades em nove estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Goiás, Pará e Bahia. Realizado em parceria com a Nova Futura Investimentos e a Nutron | Cargill, o levantamento mostra um retrato direto da pecuária no campo e sua ligação com o mercado futuro.

Lançado em 2019, o Indicador do Boi DATAGRO se consolidou como referência no setor. Oficializado pela B3 em 2024, já monitora mais de 75% do abate nacional, reunindo dados de milhares de pecuaristas e mais de 120 frigoríficos. Hoje, mais de 11 mil usuários estão cadastrados na plataforma.

“Mais do que um levantamento de dados, o Indicador fomenta o contrato futuro do boi gordo e garante previsibilidade para pecuaristas e frigoríficos, permitindo gestão de risco frente à volatilidade de preços”, explica Figueiredo.

Serviço

5º Fórum Pecuária Brasil
Data: 17 de setembro
Horário: 8h
Local: World Trade Center São Paulo – Av. das Nações Unidas, 12551, Cidade Monções, São Paulo (SP)
Inscrições: clique neste link 

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

03 de junho de 2026

Jaboticabal

Congresso

02 de junho de 2026

Lavras (MG)

59ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA

02 de junho de 2026

Araxá (MG)

EXPOQUEIJO 2026

02 de junho de 2026

Patos de Minas (MG)

4ª FENAMINAS

21 de maio de 2026

Ribeirão Preto - SP

22º INSECT SHOW

21 de maio de 2026

Porto Alegre - RS

CONBAP E ICPA 2026

19 de maio de 2026

São José do Rio Preto - SP

RIOPRETO COUNTRY BULLS

19 de maio de 2026

Patos de Minas - MG

MILKSHOW 2026

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica