Com a previsão de queda na produção de carne bovina dos Estados Unidos para 2024, considerada a menor em oito anos, o analista de mercado, Yago Travagini, traz os impactos para o setor agropecuário.
O cenário, divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em seu relatório de oferta e demanda de 12 de outubro, sugere uma queda significativa na produção, que pode repercutir globalmente.
Travagini ressalta que o relatório do USDA prevê uma redução de 6% na produção de carne bovina para 2024, repetindo a queda já observada em 2023. Isso representa uma produção estimada de 11,52 milhões de toneladas de carne bovina, marcando o menor volume produzido nos EUA em quase uma década. A redução pode ser ainda mais acentuada, dependendo das decisões dos pecuaristas norte-americanos nos próximos meses.
Ainda conforme o analista, os pecuaristas dos EUA estão em um período de transição, onde muitas fêmeas foram abatidas, e agora começam a reter essas fêmeas devido ao preço do bezerro. O USDA já indica que os Estados Unidos produzirão cerca de 800.000 toneladas a menos em 2024, uma mudança que pode afetar significativamente o mercado de carne.