DE OLHO NO MERCADO

Sazonalidade e desafios no mercado bovino: confira as tendências do setor

A analista de mercado, Lygia Pimentel, traz uma análise detalhada sobre o mercado, efeito da seca e a expectativa dos produtores 

Por Nádia Martins

Fatores como a sazonalidade, condições climáticas e cenário econômico são apenas algumas das variáveis que influenciam os preços e a produção no mercado bovino. Para observar as mudanças e compreender as tendências e desafios que se apresentam, a analista de mercado, Lygia Pimentel, traz uma análise detalhada sobre o efeito da seca e a expectativa dos produtores.

Conforme Pimentel, houve uma recuperação dos preços do boi gordo após uma queda significativa. A especialista também destaca a sazonalidade do mercado, o efeito da seca e o desânimo dos produtores devido às margens apertadas. Confira, no vídeo a seguir, a análise detalhada.

Pimentel relembra que após uma queda acentuada em agosto, que foi precedida por um movimento negativo em julho, resultando em uma queda acumulada no ano de quase 30% para o preço do boi gordo, houve uma recuperação nos preços no início de setembro. O boi de São Paulo, que estava cotado abaixo de R$200,00 por arroba, recuperou-se, aproximando-se do valor de R$ 215,00.

A especialista ressalta que devido às margens apertadas e ao alto custo de engorda dos animais, muitos produtores se sentiram desanimados. Isso levou a uma redução na oferta, pois muitos optaram por vender seus animais sem engordá-los devido à falta de capital.

Em relação às expectativas futuras, Pimentel projeta um cenário positivo, pois espera-se que o mercado continue firme nos próximos meses, com altas moderadas. No entanto, a combinação de uma maior oferta com um consumidor mais endividado pode afetar a demanda. O brasileiro alcançou o maior nível de endividamento da história, com 78% dos consumidores possuindo alguma dívida para quitar e esse fator impacta diretamente o consumo de carne bovina.

O vídeo completo pode ser assistido no Canal do Criador. Além disso, o conteúdo pode ser acompanhado pela SKY, no canal 166, pela NET e CLARO TV, nos canais 197 e 697, ou pela VIVO no canal 591.

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também