A imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos importados, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump, acende um alerta no setor de carnes brasileiro, conforme divulgado pela Agência Brasil. A medida, caso implementada, poderá inviabilizar a exportação de carne bovina para os EUA, afetando diretamente um dos principais destinos da proteína nacional.

Foto: Divulgação l Isac Nóbrega/PR
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), o novo imposto tornaria o custo da carne brasileira tão elevado que retiraria sua competitividade no mercado americano. A entidade alerta que barreiras comerciais motivadas por disputas geopolíticas podem comprometer o abastecimento global de alimentos e a segurança alimentar internacional.
Impacto da tarifa dos EUA na exportação e na cadeia produtiva
A exportação de carne bovina é uma das principais fontes de receita do agronegócio brasileiro, movimentando bilhões de dólares por ano. O bloqueio ou encarecimento do acesso ao mercado dos Estados Unidos forçaria uma reestruturação da logística de distribuição, aumento da oferta em outros mercados e possível pressão nos preços internos.