NOTÍCIAS

Tarifaço: Lula debate sobretaxa com Trump e abre canal de negociação para o agronegócio

Em conversa por telefone, presidente brasileiro pede fim da sobretaxa que ameaça exportações do agronegócio e designa vice-presidente e ministros para negociar diretamente com Washington

Cassia Carolina Cassia Carolina 6 de outubro de 2025 às 20h06
Tarifaço Lula debate sobretaxa com Trump e abre canal de negociação para o agronegócio

FOTOS: Gage Skidmore l Fabio Rodrigues-Pozzebom

O futuro das exportações do agronegócio brasileiro, especialmente da pecuária, entrou na pauta da mais alta esfera da diplomacia mundial nesta segunda-feira (6/10). Em uma conversa por telefone de 30 minutos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva debateu com o presidente americano, Donald Trump, o tarifaço de 40% imposto sobre produtos brasileiros. A informação foi confirmada em nota oficial do governo.

A chamada, descrita como “amistosa”, colocou frente a frente a preocupação do produtor rural brasileiro e a política protecionista dos EUA. Para o pecuarista, uma sobretaxa dessa magnitude representa um golpe direto na competitividade da carne, do couro e de outros derivados, podendo fechar portas no crucial mercado norte-americano.

Segundo a nota, Lula foi enfático ao solicitar a “retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais”. O presidente brasileiro argumentou que o Brasil é um parceiro comercial histórico e um dos poucos países do G20 com quem os Estados Unidos possuem superávit comercial, tornando o tarifaço uma medida ainda mais incompreensível para o setor produtivo.

Negociação de Alto Nível e Cúpula à Vista

A resposta ao apelo brasileiro foi imediata. O presidente Trump designou o Secretário de Estado, Marco Rubio, para dar sequência às negociações. Do lado brasileiro, a importância dada ao assunto ficou clara pela escalação de uma equipe de peso: o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Além de abrir o canal de negociação ministerial, ambos os líderes acordaram encontrar-se pessoalmente em breve. Lula já colocou opções concretas na mesa, sugerindo que a reunião aconteça durante a Cúpula da Asean, na Malásia, ou aproveitando a vinda de Trump ao Brasil para a COP30, em Belém (PA). O presidente brasileiro também se dispôs a viajar aos Estados Unidos para acelerar uma solução.

Essa movimentação diplomática, que culminou com a troca de telefones pessoais entre os presidentes para uma “via direta de comunicação”, é um sinal claro de que a pressão sobre o tarifaço será intensa. O agronegócio agora aguarda com expectativa os resultados práticos dessa nova fase de diálogo, esperando que o bom senso prevaleça e que a ameaça que hoje assombra o campo seja revertida.

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

03 de junho de 2026

Jaboticabal

Congresso

02 de junho de 2026

Lavras (MG)

59ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA

02 de junho de 2026

Araxá (MG)

EXPOQUEIJO 2026

02 de junho de 2026

Patos de Minas (MG)

4ª FENAMINAS

21 de maio de 2026

Ribeirão Preto - SP

22º INSECT SHOW

21 de maio de 2026

Porto Alegre - RS

CONBAP E ICPA 2026

19 de maio de 2026

São José do Rio Preto - SP

RIOPRETO COUNTRY BULLS

19 de maio de 2026

Patos de Minas - MG

MILKSHOW 2026

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica