IMUNIZAÇÃO GADO
Vacinação contra aftosa é prorrogada em 14 estados
Cada região tem uma data diferente para o prazo final da segunda etapa da campanha de vacinação para bubalinos e bovinos
O prazo final para a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa mudou. A medida vale para 14 estados e tem datas diferentes.
Na região de Tocantins e Mato Grosso, os pecuaristas devem vacinar o gado até o dia 10 de dezembro. Em Goiás, o novo prazo será até o dia 11 de dezembro.
Já em Alagoas e Amapá, o prazo final se estendeu até 15 de dezembro. Nos estados de Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, até dia 20.
No Ceará, o prazo vai até 24 de dezembro, véspera de natal, enquanto Bahia e Pará vacinam até o dia 30. Por fim, Maranhão, Piauí e São Paulo terão até o dia 31 deste mês, para realizar a imunização do rebanho.
Segundo informações do Serviço Veterinário Estadual (SVE), alguns estados estavam enfrentando dificuldades em obter as doses. Portanto, o Ministério da Agricultura e Pecuária, acatou a solicitação e revogou o prazo da campanha.
Nesta etapa, são vacinados bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade, para a maioria dos estados brasileiros, conforme o calendário nacional de vacinação.
Além de vacinar o rebanho, o produtor deve declarar ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração de vacinação deve ser feita de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual.
Fonte: MAPA