ABPA lança campanha para promover proteínas brasileiras na Coreia do Sul
Os exportadores de aves e de suínos colocaram em curso, até o dia 28 de julho, uma grande campanha de imagem na Coreia do Sul, exaltando atributos das carnes de aves e de suínos made in Brazil. De acordo com informações da Embaixada Brasileira em Seul, esta é a maior ação de imagem já realizada para produtos brasileiros no mercado sul-coreano.
Ao todo, são 362 telas espalhadas pelas 17 mais movimentadas estações de metrô e terminais de ônibus da capital sul-coreana – é o caso da famosa Gangnam Station – bairro conhecido pelo clipe viral Gangnam Style, de Psy.
A ação é realizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Embaixada Brasileira em Seul.
Além da comunicação visual, a estratégia da campanha inclui impulsionamento em Facebook e Instagram, direcionada para a população de Seul – interagindo o público virtual com as ações físicas.
“A interação virtual com as comunicações instaladas nas estações de trem e ônibus buscará integrar o público às nossas plataformas virtuais, reforçando os atributos que diferenciam nossos produtos no mercado internacional. Já somos líderes isolados entre os exportadores de carne de frango para este mercado, e agora queremos reforçar, também, nossa posição em carne suína”, analisa a gerente de marketing da ABPA, Isis Sardella.
A importância do mercado sul-coreano
O Brasil já é consolidado como principal fornecedor externo de carne avícola para as gôndolas sul-coreanas, representando cerca de 80% de tudo o que é importado pelo país asiático. Em volume, isto representa um total de 127,4 mil toneladas de produtos avícolas brasileiros em 2020, gerando receita de US$ 196,6 milhões. A Coreia do Sul é a 8° maior importadora de carne de frango do Brasil.
No caso de suínos, há um importante potencial a ser explorado. Com 570 mil toneladas importadas em 2020, a Coreia do Sul é o atual quarto principal destino do mercado internacional de carne suína – atrás, apenas, de China, Japão e México. O Brasil ainda possui baixa participação neste mercado, com apenas 5 mil toneladas embarcadas no ano passado, porém com grande perspectiva de crescimento.
Há, entretanto, boas expectativas com relação ao futuro deste mercado para o Brasil. Hoje, somente Santa Catarina pode embarcar produtos para a Coreia do Sul, graças ao status de livre de aftosa sem vacinação – uma exigência das autoridades sul-coreanas. Com a recente inclusão do Rio Grande do Sul e Paraná – respectivamente, segundo e terceiro maiores exportadores de carne suína do Brasil – entre as áreas livres da enfermidade sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), espera-se que, em breve, as vendas para o mercado asiático ganhem novo impulso.
“Temos boas expectativas quanto ao breve aceite das autoridades da Coreia do Sul sobre este novo status dos territórios gaúcho e paranaense. Os exportadores brasileiros construíram um relacionamento sólido com a Coreia do Sul e, exatamente por isso, estamos investindo tantos esforços de imagem para reforçar, ainda mais, a percepção de qualidade do produto brasileiro junto a este mercado”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA.
VEJA TAMBÉM
Milho: inspeção de exportação dos EUA soma 1.606.535 toneladas
As inspeções de exportação norte-americana de milho chegaram a 1.606.535 toneladas na semana encerrada no dia 24 de março, conforme relatório semanal divulgado pelo Departamento –
Leia MaisGripe aviária: França notifica mais 173 casos da cepa HPAI; total é de 1.028
O Ministério da Agricultura da França confirmou, até a última sexta-feira (25), mais 173 casos de uma cepa altamente patogênica de gripe aviária (HPAI), que –
Leia MaisOvos: preços sobem e elevam poder de compra do avicultor
Mesmo com as fortes valorizações do milho e do farelo de soja no início de março, os preços dos ovos, que estão em patamares recordes –
Leia MaisFrango: carne perde competitividade frente a outras proteínas, diz Cepea
As cotações da carne de frango têm registrado aumentos significativos nesta segunda quinzena do mês. Assim, segundo informações do Cepea, a competitividade da proteína avícola –
Leia MaisSenador pede ação urgente para ajudar suinocultores de Santa Catarina
O senador Dário Berger (MDB-SC) pediu, em pronunciamento nesta quarta-feira (23), uma ação urgente para ajudar os produtores independentes de carne suína de Santa Catarina, –
Leia MaisSuínos: apesar de reação, poder de compra do suinocultor é o pior para o mês
O poder de compra dos suinocultores de Santa Catarina e de São Paulo frente ao milho e ao farelo de soja aumentou nesta parcial de –
Leia MaisBoi: Preço da carne segue negociando abaixo do boi
Os preços da arroba do boi gordo no mercado paulista continuam operando acima dos da carne (carcaça casada bovina) negociada no atacado da Grande São –
Leia MaisAnec prevê embarques de 110 mil toneladas de milho em março
Dados divulgados nesta semana pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) projetam que o Brasil deverá exportar 110 mil toneladas de milho em março. –
Leia MaisConab indica colheita da 1ª safra de milho em 41,6% no Brasil
A colheita da 1ª safra 2021/22 de milho atingia 41,6% da área no Brasil até o dia 19 de março, conforme levantamento semanal da Companhia –
Leia MaisInspeção de exportação dos EUA soma 1.466.311 toneladas de milho
As inspeções de exportação norte-americana de milho chegaram a 1.466.311 toneladas na semana encerrada no dia 17 de março, conforme relatório semanal divulgado pelo Departamento –
Leia Mais