ABPA lança campanha para promover proteínas brasileiras na Coreia do Sul
Os exportadores de aves e de suínos colocaram em curso, até o dia 28 de julho, uma grande campanha de imagem na Coreia do Sul, exaltando atributos das carnes de aves e de suínos made in Brazil. De acordo com informações da Embaixada Brasileira em Seul, esta é a maior ação de imagem já realizada para produtos brasileiros no mercado sul-coreano.
Ao todo, são 362 telas espalhadas pelas 17 mais movimentadas estações de metrô e terminais de ônibus da capital sul-coreana – é o caso da famosa Gangnam Station – bairro conhecido pelo clipe viral Gangnam Style, de Psy.
A ação é realizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Embaixada Brasileira em Seul.
Além da comunicação visual, a estratégia da campanha inclui impulsionamento em Facebook e Instagram, direcionada para a população de Seul – interagindo o público virtual com as ações físicas.
“A interação virtual com as comunicações instaladas nas estações de trem e ônibus buscará integrar o público às nossas plataformas virtuais, reforçando os atributos que diferenciam nossos produtos no mercado internacional. Já somos líderes isolados entre os exportadores de carne de frango para este mercado, e agora queremos reforçar, também, nossa posição em carne suína”, analisa a gerente de marketing da ABPA, Isis Sardella.
A importância do mercado sul-coreano
O Brasil já é consolidado como principal fornecedor externo de carne avícola para as gôndolas sul-coreanas, representando cerca de 80% de tudo o que é importado pelo país asiático. Em volume, isto representa um total de 127,4 mil toneladas de produtos avícolas brasileiros em 2020, gerando receita de US$ 196,6 milhões. A Coreia do Sul é a 8° maior importadora de carne de frango do Brasil.
No caso de suínos, há um importante potencial a ser explorado. Com 570 mil toneladas importadas em 2020, a Coreia do Sul é o atual quarto principal destino do mercado internacional de carne suína – atrás, apenas, de China, Japão e México. O Brasil ainda possui baixa participação neste mercado, com apenas 5 mil toneladas embarcadas no ano passado, porém com grande perspectiva de crescimento.
Há, entretanto, boas expectativas com relação ao futuro deste mercado para o Brasil. Hoje, somente Santa Catarina pode embarcar produtos para a Coreia do Sul, graças ao status de livre de aftosa sem vacinação – uma exigência das autoridades sul-coreanas. Com a recente inclusão do Rio Grande do Sul e Paraná – respectivamente, segundo e terceiro maiores exportadores de carne suína do Brasil – entre as áreas livres da enfermidade sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), espera-se que, em breve, as vendas para o mercado asiático ganhem novo impulso.
“Temos boas expectativas quanto ao breve aceite das autoridades da Coreia do Sul sobre este novo status dos territórios gaúcho e paranaense. Os exportadores brasileiros construíram um relacionamento sólido com a Coreia do Sul e, exatamente por isso, estamos investindo tantos esforços de imagem para reforçar, ainda mais, a percepção de qualidade do produto brasileiro junto a este mercado”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA.
VEJA TAMBÉM
EUA vendem 524 mil toneladas da safra 2021/22 de soja na semana, diz USDA
Exportadores dos Estados Unidos venderam 524 mil toneladas de soja da safra 2021/22 na semana encerrada em 23 de dezembro, informou nesta quinta-feira, 30, o –
Leia MaisCom demandas interna e externa aquecidas, preço do frango bate recorde, aponta Cepea
Impulsionados pelas aquecidas demandas externa e, principalmente, interna, os preços da carne de frango atingiram recordes reais em 2021. Diante do menor poder de compra –
Leia MaisPreço do ovo atinge recorde real, mas poder de compra ainda é o pior da história
Durante a maior parte de 2021, o mercado de ovos registrou preços elevados, motivados pela demanda aquecida, pela oferta mais controlada e por repasses dos –
Leia MaisMilho: Brasil deve exportar 3,4 mi de toneladas em dezembro, prevê Anec
As exportações brasileiras de milho deverão ficar em 3,454 milhões de toneladas em dezembro, conforme levantamento semanal da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). –
Leia MaisConab deve adquirir mais 4,2 mil toneladas de milho hoje
Nesta terça-feira (28), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará mais uma operação de compra para abastecimento do Milho Balcão. Desta vez, a previsão é –
Leia MaisPlantio da safra de milho 21/22 chega a 73% na Argentina
Levantamento semanal divulgado dia 23 pelo Ministério da Agroindústria da Argentina indicou que o plantio de milho da safra 2021/22 atinge 73% da área estimada –
Leia MaisCarne bovina: exportação chega a 96,9 mil toneladas na parcial do mês
As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 474,164 milhões em dezembro (18 dias úteis), com média diária de US$ –
Leia MaisCom oferta menor, milho bate recorde em 2021, diz Cepea
Os preços do milho atingiram patamares recordes no mercado brasileiro ao longo de 2021. Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso veio dos baixos estoques da –
Leia MaisMilho: colheita avança no RS, mas estiagem provoca perdas
O plantio de milho atinge 92% da área no Rio Grande do Sul. Na semana passada, eram 91%. Em igual período do ano passado, eram –
Leia MaisProdução de doses de sêmen bovino até 3º tri supera todo o ano de 2020
A produção de sêmen bovino alcançou no Brasil, até o terceiro trimestre, 16,713 milhões de doses, conforme o Index Asbia, da Associação Brasileira de Inseminação –
Leia Mais