ABPA lança campanha para promover proteínas brasileiras na Coreia do Sul
Os exportadores de aves e de suínos colocaram em curso, até o dia 28 de julho, uma grande campanha de imagem na Coreia do Sul, exaltando atributos das carnes de aves e de suínos made in Brazil. De acordo com informações da Embaixada Brasileira em Seul, esta é a maior ação de imagem já realizada para produtos brasileiros no mercado sul-coreano.
Ao todo, são 362 telas espalhadas pelas 17 mais movimentadas estações de metrô e terminais de ônibus da capital sul-coreana – é o caso da famosa Gangnam Station – bairro conhecido pelo clipe viral Gangnam Style, de Psy.
A ação é realizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Embaixada Brasileira em Seul.
Além da comunicação visual, a estratégia da campanha inclui impulsionamento em Facebook e Instagram, direcionada para a população de Seul – interagindo o público virtual com as ações físicas.
“A interação virtual com as comunicações instaladas nas estações de trem e ônibus buscará integrar o público às nossas plataformas virtuais, reforçando os atributos que diferenciam nossos produtos no mercado internacional. Já somos líderes isolados entre os exportadores de carne de frango para este mercado, e agora queremos reforçar, também, nossa posição em carne suína”, analisa a gerente de marketing da ABPA, Isis Sardella.
A importância do mercado sul-coreano
O Brasil já é consolidado como principal fornecedor externo de carne avícola para as gôndolas sul-coreanas, representando cerca de 80% de tudo o que é importado pelo país asiático. Em volume, isto representa um total de 127,4 mil toneladas de produtos avícolas brasileiros em 2020, gerando receita de US$ 196,6 milhões. A Coreia do Sul é a 8° maior importadora de carne de frango do Brasil.
No caso de suínos, há um importante potencial a ser explorado. Com 570 mil toneladas importadas em 2020, a Coreia do Sul é o atual quarto principal destino do mercado internacional de carne suína – atrás, apenas, de China, Japão e México. O Brasil ainda possui baixa participação neste mercado, com apenas 5 mil toneladas embarcadas no ano passado, porém com grande perspectiva de crescimento.
Há, entretanto, boas expectativas com relação ao futuro deste mercado para o Brasil. Hoje, somente Santa Catarina pode embarcar produtos para a Coreia do Sul, graças ao status de livre de aftosa sem vacinação – uma exigência das autoridades sul-coreanas. Com a recente inclusão do Rio Grande do Sul e Paraná – respectivamente, segundo e terceiro maiores exportadores de carne suína do Brasil – entre as áreas livres da enfermidade sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), espera-se que, em breve, as vendas para o mercado asiático ganhem novo impulso.
“Temos boas expectativas quanto ao breve aceite das autoridades da Coreia do Sul sobre este novo status dos territórios gaúcho e paranaense. Os exportadores brasileiros construíram um relacionamento sólido com a Coreia do Sul e, exatamente por isso, estamos investindo tantos esforços de imagem para reforçar, ainda mais, a percepção de qualidade do produto brasileiro junto a este mercado”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA.
VEJA TAMBÉM
CNA prevê 2022 com safra recorde, mas com um custo maior de produção
A previsão para 2022 é uma safra de grãos recorde (289 milhões de toneladas, 14% a mais que a safra deste ano) favorecida pelo clima. –
Leia MaisBRF mantém plano de investir R$ 55 bilhões até 2030
A BRF vai anunciar para investidores e analistas, no BRF Day 2021, a estimativa de realização de investimentos de aproximadamente R$ 55 bilhões até 2030, –
Leia MaisExportações de carne de frango mantém alta de 9% em 2021
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que as exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) –
Leia MaisCenso de Confinamento DSM registra crescimento do rebanho confinado no Brasil
A pecuária de corte do Brasil registrou 5,26 milhões de bovinos confinados em 2019. O dado é do Censo de Confinamento DSM 2019, estruturado pelo –
Leia MaisAbate de bovinos avança 16% em MT em novembro, aponta Imea
Mesmo com os produtores segurando seus animais no pasto, o abate de bovinos aumentou 16% em novembro de 2021, motivado pela oferta dos animais confinados –
Leia MaisOvinos são tema de congresso no interior de São Paulo
Começou nesta terça-feira (7), em Rio Preto, no interior de São Paulo, a Feira Noroeste Paulista de Ovinos (Fenovi). Organizada pela Anpovinos (Anpovinos) e correalizada –
Leia MaisMercado halal deve crescer 18% até 2024
O Brasil é o maior produtor e exportador de produtos halal, que são os produtos permitidos para o consumo de muçulmanos. A abertura e diversificação –
Leia MaisSanta Catarina registra primeiro embarque de Carne Angus Certificada para o Oriente Médio
O estado de Santa Catarina realizou seu primeiro embarque de Carne Angus Certificada. Os cortes estampando o selo verde-amarelo da Associação Brasileira de Angus foram –
Leia MaisEfeito China: exportações de carne bovina registram forte queda em volume e receita
As exportações totais de carne bovina (envolvendo o produto in natura e processados) movimentaram 105.200 toneladas em novembro, proporcionando uma receita de US$ 501 milhões. –
Leia MaisTereza Cristina abre fórum da Câmara Árabe, nesta segunda-feira (6), em São Paulo
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, abre o Global Halal Brazil Business Forum, nesta segunda-feira, (6), em São Paulo. Realizado pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira –
Leia Mais