07 de julho de 2021 às 10h59

ABPA lança campanha para promover proteínas brasileiras na Coreia do Sul

Propaganda de carne suína no metrô sul-coreano/Foto: ABPA/Divulgação

Os exportadores de aves e de suínos colocaram em curso, até o dia 28 de julho, uma grande campanha de imagem na Coreia do Sul, exaltando atributos das carnes de aves e de suínos made in Brazil. De acordo com informações da Embaixada Brasileira em Seul, esta é a maior ação de imagem já realizada para produtos brasileiros no mercado sul-coreano.

Ao todo, são 362 telas espalhadas pelas 17 mais movimentadas estações de metrô e terminais de ônibus da capital sul-coreana – é o caso da famosa Gangnam Station – bairro conhecido pelo clipe viral Gangnam Style, de Psy.

A ação é realizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Embaixada Brasileira em Seul.

Além da comunicação visual, a estratégia da campanha inclui impulsionamento em Facebook e Instagram, direcionada para a população de Seul – interagindo o público virtual com as ações físicas.

“A interação virtual com as comunicações instaladas nas estações de trem e ônibus buscará integrar o público às nossas plataformas virtuais, reforçando os atributos que diferenciam nossos produtos no mercado internacional. Já somos líderes isolados entre os exportadores de carne de frango para este mercado, e agora queremos reforçar, também, nossa posição em carne suína”, analisa a gerente de marketing da ABPA, Isis Sardella.

A importância do mercado sul-coreano

O Brasil já é consolidado como principal fornecedor externo de carne avícola para as gôndolas sul-coreanas, representando cerca de 80% de tudo o que é importado pelo país asiático. Em volume, isto representa um total de 127,4 mil toneladas de produtos avícolas brasileiros em 2020, gerando receita de US$ 196,6 milhões. A Coreia do Sul é a 8° maior importadora de carne de frango do Brasil.

No caso de suínos, há um importante potencial a ser explorado. Com 570 mil toneladas importadas em 2020, a Coreia do Sul é o atual quarto principal destino do mercado internacional de carne suína – atrás, apenas, de China, Japão e México. O Brasil ainda possui baixa participação neste mercado, com apenas 5 mil toneladas embarcadas no ano passado, porém com grande perspectiva de crescimento.

Há, entretanto, boas expectativas com relação ao futuro deste mercado para o Brasil. Hoje, somente Santa Catarina pode embarcar produtos para a Coreia do Sul, graças ao status de livre de aftosa sem vacinação – uma exigência das autoridades sul-coreanas. Com a recente inclusão do Rio Grande do Sul e Paraná – respectivamente, segundo e terceiro maiores exportadores de carne suína do Brasil – entre as áreas livres da enfermidade sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), espera-se que, em breve, as vendas para o mercado asiático ganhem novo impulso.

“Temos boas expectativas quanto ao breve aceite das autoridades da Coreia do Sul sobre este novo status dos territórios gaúcho e paranaense. Os exportadores brasileiros construíram um relacionamento sólido com a Coreia do Sul e, exatamente por isso, estamos investindo tantos esforços de imagem para reforçar, ainda mais, a percepção de qualidade do produto brasileiro junto a este mercado”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA.

21/11/2021 às 18h01

Comissão debate registro geral da atividade pesqueira na terça

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promove audiência pública na terça-feira (23) sobre o registro geral da atividade –

Leia Mais
21/11/2021 às 11h06

Aplicativo da Embrapa auxilia melhoramento genético de caprinos e ovinos

Uma nova ferramenta foi desenvolvida pela Embrapa Caprinos e Ovinos para facilitar o gerenciamento e o melhoramento genético de rebanhos. O aplicativo SGR Mobile para –

Leia Mais
21/11/2021 às 10h25

Fórum Planeta Campo apresenta pecuária sustentável na prática

Iniciativas selecionadas de pecuária sustentável serão apresentadas por especialistas no Fórum Planeta Campo, que ocorrerá no dia 30 de novembro, em São Paulo, com transmissão –

Leia Mais
19/11/2021 às 18h00

Carnes: Ministros argentinos analisam alta de preços

Depois que o preço da carne começou a subir no início da semana, o Ministro da Economia, Martín Guzmán, se reuniu com seus pares de –

Leia Mais
19/11/2021 às 12h45

Ministério apreende 12 toneladas de produtos irregulares para alimentação animal

Auditores fiscais federais agropecuários e agentes de inspeção de produtos de origem animal do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizaram nesta semana uma –

Leia Mais
19/11/2021 às 12h02

Suínos: liquidez aumenta, e valores sobem em todas as praças

Ao contrário do que geralmente se observa no período, as vendas de carne suína no mercado interno iniciaram novembro em ritmo lento, mas se aqueceram –

Leia Mais
19/11/2021 às 10h01

Frango: menor demanda na 2ª quinzena reforça pressão sobre cotações

A liquidez no mercado avícola, que já estava lenta desde o início de novembro, se enfraqueceu ainda mais com a entrada da segunda quinzena do –

Leia Mais
18/11/2021 às 08h50

ABPA comemora aprovação da desoneração da folha na CCJ

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) considerou uma “vitória” a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados do projeto –

Leia Mais
18/11/2021 às 08h29

JBS anuncia investimento de US$ 100 milhões em carne de laboratório

A JBS, maior companhia global de proteínas e líder em produção de alimentos, anunciou nesta quarta-feira (17) que fechou um acordo para aquisição de controle –

Leia Mais
16/11/2021 às 12h02

Exportações de ovos atingem o maior volume em seis meses

Os embarques de ovos para consumo, tanto in natura quanto processados, tiveram forte aumento em outubro, atingindo o maior patamar dos últimos seis meses. Com –

Leia Mais