ABPA lança campanha internacional contra fraudes e vendas falsas
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lançou nesta segunda-feira, 29, uma campanha internacional para alertar importadores e potenciais clientes contra casos de fraudes e vendas falsas, que provocam impacto nas exportações brasileiras de aves e de suínos.
Conforme a ABPA, as fraudes envolvem clonagem de sites de empresas exportadoras, boletos de vendas que não aconteceram, falsificação de rótulos de produtos que não foram produzidos no Brasil, utilização de SIFs falsos, clonagem de e-mails, criação de escritórios fantasmas totalmente estruturados (inclusive com contas bancárias), entre outros.
Para inibir as práticas criminosas, as agroindústrias exportadoras até já criaram áreas internas de compliance exclusivas para tratar das fraudes. A campanha, realizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), terá vídeos em português, inglês e mandarim que detalham cuidados na checagem do suposto vendedor antes da efetivação de pagamentos.
Entre as medidas, está a checagem dos dados junto à ABPA e aos postos diplomáticos no exterior. O presidente da ABPA, Ricardo Santin, disse em nota que a entidade trabalha com órgãos governamentais especializados para coibir cada dia mais estas fraudes, “que estimamos já ter alcançado 1 mil casos nos últimos cinco anos”.
Segundo ele, essas fraudes, que causam prejuízos a quem busca importar produtos do Brasil, também provocam impacto na imagem e na segurança do comércio internacional de proteína animal.
VEJA TAMBÉM
Lácteos: canais de distribuição pressionam e cotações dos derivados recuam em julho
Os valores dos produtos lácteos foram pressionados em julho pelos canais de distribuição, que buscaram preços mais acessíveis aos consumidores brasileiros. De acordo com as –
Leia MaisABPA e Apex lançam marca para fortalecer exportação de carne de pato
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), lançaram, nesta quinta-feira, 19, uma marca internacional –
Leia MaisComissão de Agricultura da Câmara visita produtores de leite em São Paulo
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados está visitando propriedades rurais com produção de leite e derivados nos municípios –
Leia MaisEUA vendem 11,1 mil t de carne bovina para entrega em 2021 na semana, diz USDA
Exportadores dos Estados Unidos venderam 11,1 mil toneladas de carne bovina para entrega em 2021 na semana encerrada em 12 de agosto, informou na manhã –
Leia MaisTocantins confirma mais um cavalo infectado com mormo; total de casos chega a 17
O Tocantins registrou mais um caso de mormo em um cavalo que estava em uma propriedade no município de Filadélfia, região norte do estado. Segundo –
Leia MaisCade aprova compra da Uniaves pela Pif Paf
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a aquisição da Companhia de Alimentos Uniaves pela Pif Paf, nome fantasia da –
Leia MaisSuínos: poder de compra cresce no mês, mas ainda está menor que o verificado há um ano
O poder de compra de suinocultores independentes frente aos principais insumos da alimentação – milho e farelo de soja – vem aumentando neste mês de –
Leia MaisLeite: clima adverso e custos em alta mantêm avanço de preços no campo
Sazonalmente, o período de julho a setembro é marcado pela transição da produção leiteira. São os meses finais que marcam a entressafra, e, a partir –
Leia MaisPreço do frango em Mato Grosso do Sul sobe 20,56% em um ano
O preço do frango em Mato Grosso do Sul no mês de julho foi 20,56% maior que em igual mês de 2020, segundo a Ceasa/MS. –
Leia MaisMercado de inseminação artificial de bovinos no Brasil cresce 65,4% no semestre
O mercado de inseminação artificial de bovinos no Brasil movimentou 16,794 milhões de doses de sêmen no primeiro semestre deste ano, volume 65,4% maior em –
Leia Mais