Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

27/05/2021 às 17h55

ABPA: Exportações de carne suína do RS e PR podem crescer até 35% com novo status da OIE

As exportações de carne suína do Paraná e do Rio Grande do Sul podem ser incrementadas em até 35% no próximo ano, após os dois –

Leia Mais
27/05/2021 às 17h15

Carnes bovina e suína devem ganhar novos mercados após reconhecimento da OIE

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) reconheceu Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e de –

Leia Mais
27/05/2021 às 14h41

Pernambuco proíbe vaquejada temporariamente por causa da Covid

O governo de Pernambuco publicou nesta quarta-feira, 26, uma portaria que proíbe temporariamente a realização de competições de vaquejada e feiras agropecuárias no estado. O –

Leia Mais
27/05/2021 às 11h15

Milho: comprometimento da safra em MS preocupa e pode pressionar custo da avicultura

O comprometimento no desenvolvimento da segunda safra de milho 2020/2021, provocado pelo atraso na colheita da soja e pelas condições inadequadas para o plantio, deve –

Leia Mais
27/05/2021 às 09h01

Boi gordo: dificuldade de compra da indústria já é a realidade em parte dos frigoríficos

A oferta de boi gordo no mercado físico começa a se encurtar. A dificuldade de compra da indústria já é a realidade em parte dos –

Leia Mais
27/05/2021 às 07h31

Angus tem alta de 53% na venda de sêmen produzido no Brasil

No primeiro trimestre de 2021, a raça angus registrou expansão de 53,39% na comercialização de sêmen produzido no Brasil. Neste período, a representatividade da genética –

Leia Mais
27/05/2021 às 06h32

Carne bovina: exportações em alta compensam recuo nas vendas do mercado interno, diz Minerva

O diretor financeiro da Minerva Foods, Edison Ticle, destacou nesta quarta-feira, 26, que a empresa continua compensando a queda nas vendas de carne bovina no –

Leia Mais
26/05/2021 às 20h10

‘Produtor só tem a ganhar com status livre de aftosa sem vacinação’

Parte do estado do Mato Grosso deverá ser reconhecido como zona livre de aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) nesta quinta, –

Leia Mais
26/05/2021 às 18h24

Preço do boi gordo valoriza até R$ 3 nesta quarta, 26

O mercado físico de boi gordo registrou preços de estáveis a mais altos nesta quarta-feira, 26. O volume ofertado de boiadas é modesto neste momento, –

Leia Mais
26/05/2021 às 15h45

Daoud: novas áreas livre de aftosa abrirão mercados para a agropecuária

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) deve reconhecer nesta quinta-feira, 27, o Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e partes do Amazonas e de –

Leia Mais