Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

20/05/2023 às 14h02

Frango: negócios firmes, mas setor está em alerta com casos de IAAP em aves silvestres

A notícia sobre três casos de H5N1 (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, conhecida também como IAAP) em aves silvestres no litoral do Espírito Santo deixou –

Leia Mais
19/05/2023 às 08h02

Boi: maior oferta de animais pressiona valor do arroba em 2023

No acumulado deste ano (de dezembro/22 até a parcial de maio/23), o Indicador do boi gordo Cepea/B3 (estado de São Paulo) registra baixa de 6,34%, –

Leia Mais
19/05/2023 às 06h02

Suínos: poder de compra do suinocultor avança em maio

As altas nos preços do suíno vivo posto na indústria e as quedas consecutivas nos valores dos principais insumos utilizados na nutrição do animal (milho –

Leia Mais
17/05/2023 às 18h02

Tilápia: demanda alta e oferta baixa segue elevando preços

Assim como era esperado para o período, abril foi marcado pela demanda aquecida por tilápia, em especial na Semana Santa. Deste modo, o preço médio –

Leia Mais
16/05/2023 às 20h02

Carnes: Senasa registra 94 casos confirmados de gripe aviária na Argentina

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) registrou 94 casos confirmados de influenza aviária na Argentina, em 523 notificações analisadas pelo órgão de –

Leia Mais
16/05/2023 às 12h02

Ovos: Exportações brasileiras de ovos tem receita recorde em abril

As exportações brasileiras de ovos, incluindo produtos in natura e processados, arrecadaram em abril a maior receita mensal de toda a série histórica da Secex, –

Leia Mais
13/05/2023 às 18h02

Carnes: ABPA e ApexBrasil levam agroindústrias de aves e suínos para ação na China

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), levará agroindústrias exportadoras de aves –

Leia Mais
12/05/2023 às 12h02

Frango: demanda pela carne se aquece, e preços sobem

Os valores da carne de frango subiram nos últimos dias em quase todas as regiões acompanhadas pelo Cepea.  Segundo pesquisadores do Centro de Pesquisas, esse –

Leia Mais
11/05/2023 às 15h02

Suínos: valores seguem em alta no mercado interno

Os preços do suíno vivo seguem em alta nestas primeiras semanas de maio em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. Segundo pesquisadores, a sustentação vem –

Leia Mais
11/05/2023 às 14h02

Boi: preço do boi segue enfraquecido; exportações voltam a se aquecer

Os preços do boi gordo seguem enfraquecidos no mercado paulista. Nesta parcial de maio (até o dia 9), o Indicador do boi Cepea/B3 registra média –

Leia Mais