Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB
Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.
Ver essa foto no Instagram
O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.
O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.
Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.
Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.
O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.
VEJA TAMBÉM
Suínos: carne suína ganha competitividade frente às concorrentes
Os valores de comercialização da carne suína seguem registrando quedas em abril, trata-se do segundo mês consecutivo de baixa. Segundo levantamento do Cepea, o fraco –
Leia MaisBoi: milho e animal de reposição em queda podem favorecer confinador
As desvalorizações do milho e do boi magro nos primeiros meses de 2023 vêm gerando certa expectativa positiva para os pecuaristas que realizam a terminação –
Leia MaisOvos: apesar do início da 2º quinzena, preços seguem firmes
Contrariando o movimento usual para o período do mês e a expectativa de agentes, as cotações dos ovos continuam subindo nesta segunda quinzena de abril. –
Leia MaisSuínos: vivo se desvaloriza, e poder de compra do suinocultor cai
Apesar das fortes desvalorizações dos principais insumos consumidos na atividade suinícola (milho e farelo de soja), o preço do suíno vivo negociado no mercado independente –
Leia MaisFrango: carne de frango ganha competitividade frente à bovina
Os preços da carne de frango se enfraqueceram nesta parcial de abril frente aos de março, enquanto os da proteína suína caíram com um pouco –
Leia MaisBoi: em um ano, preço do boi magro cai mais de 10%
O valor médio do boi magro negociado no estado de São Paulo está em R$ 3.552,12/cabeça na parcial deste mês de abril (até o dia –
Leia MaisExportações de genética avícola crescem 93,7% em março
As exportações brasileiras de genética avícola (incluindo pintos de 01 dia e ovos férteis) totalizaram 3,038 mil toneladas em março, informa a Associação Brasileira de –
Leia MaisCarne Bovina: Participação da Argentina, Paraguai e Uruguai nos embarques mundiais deve cair em 2023
A participação da Argentina, Paraguai e Uruguai nas exportações mundiais de carne bovina em 2023 deverá ser menor na comparação com o ano passado, de –
Leia MaisCarne Bovina: exportação atinge 43,245 mil toneladas em abril
As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 200,199 milhões em abril (9 dias úteis), com média diária de US$ –
Leia MaisCarnes: Agroceres PIC inicia povoamento de suínos do Núcleo Genético Gênesis
A equipe técnica da Agroceres PIC deu início, nesta semana, em Paranavaí (PR), ao povoamento da Granja Gênesis, uma das maiores e mais modernas unidades –
Leia Mais