11 de novembro de 2021 às 11h44

Cheio de histórias, Canal Rural completa 25 anos com muitas novidades

O Canal Rural nasceu em 1996, em São Paulo, resultado de uma parceria entre os grupos RBS de Comunicação e Globo. Eram os primeiros anos da TV por assinatura no Brasil. 

Primeiro diretor do Canal Rural, em 1996, Raul Costa Júnior conta como foi o processo de implementação do veículo e a formatação da primeira grade de programação da emissora.

“Lembro quando cheguei na sede da RBS, em São Paulo. Recebi uma sala. Achei que, quando chegasse, teria uma estrutura montada. Era apenas uma sala com telefone que ia funcionar no dia seguinte. Começamos completamente do zero. O Canal Rural foi uma grande aventura, uma maluquice de alguns garotos que queriam fazer um canal nacional. Foi muito bacana para a gente, para o agronegócio. E conseguimos”, lembra. 

Em 1998, o Canal Rural começou a transmissão dos leilões. Um marco na TV brasileira. 

Canal Rural

Kleber Moura, que também atuou como diretor do Canal Rural, conta que a emissora contava com uma equipe de jornalistas especializados e um time de comentaristas de peso, como Roberto Rodrigues, Miguel Daoud e Ana Amélia Lemos. E precisava ampliar o comercial. Assim surgiu a ideia dos leilões.  

“Foi quando entramos de vez nos leilões de gado e equinos. Foi o que deu fôlego econômico para a empresa conseguir investir em seu DNA, que é passar informações sobre o agronegócio”, conta Moura. 

No início dos anos 2000, surgiram as coberturas especiais das feiras agropecuárias, como Expointer e Expodireto, no Rio Grande do Sul. 

Donário Lopes de Almeida, ex-presidente do Canal Rural, fala sobre essa evolução. 

“O agronegócio nacional sempre foi marcado pelos eventos. O Canal Rural, que já tinha um conteúdo relevante, um jornalismo muito forte e os leilões, resolveu participar, interagir com os produtores. E não foi apenas isso, começamos a criar eventos customizados para que os nossos clientes pudessem levar conhecimento”, recorda.   

Na mesma época, a internet ganhava força. Em seguida, as redes sociais. 

“Colocamos o Canal Rural na internet e viramos multiplataforma. Pela TV, eventos, internet, redes sociais, ampliamos a interação com os produtores rurais e aumentamos o acesso às informações”, complementa Donário Almeida. 

Em 2013, a emissora foi adquirida por um dos grupos mais importantes do agro brasileiro, o J&F. E, de telespectador e anunciante, o fundador da empresa, José Batista Sobrinho, seu Zé Mineiro, também passou a ser um investidor. 

“O pessoal do agronegócio fica sabendo do preço do bezerro, para onde vai o preço da carne, como vai a exportação de soja. Informações que antigamente o produtor não tinha. A gente tem que valorizar e parabenizar o Canal Rural pelo belo trabalho que ele tem feito”, diz Zé Mineiro.

“A gente que milita no agronegócio, no setor pecuário, sempre teve conexão com o agro. Eu já assistia ao Canal Rural antes de adquirirmos. Sempre foi um veículo de comunicação com forte ligação com o campo. Nós sempre tivemos muita afinidade”, afirma Wesley Batista, conselheiro da J&F

Canal do Criador 

Nos últimos oito anos, o Canal Rural digitalizou as operações, criou projetos diários, como o Giro do Boi e Ligados&Integrados, além de produções especiais. 

Em 2020, foi criado o canal do criador, totalmente dedicado à pecuária.

Hoje, o Canal Rural é a maior plataforma de comunicação do agronegócio brasileiro. Pela tela da TV, chega a mais de 35 milhões de lares.

Ao completar 25 anos, o Canal Rural segue cumprindo o propósito de conectar pessoas, desenvolver o agro e ajudar a transformar o mundo.

“O Canal Rural sempre esteve ao lado do produtor rural, ouvindo as suas histórias e os seus desafios. E não vai ser diferente daqui para frente”, diz Júlio Cargnino, presidente do Canal Rural

Novidades 

Tem muita novidade na tela do Canal do Rural. Para comemorar os 25 anos, uma nova identidade visual e mais parcerias foram criadas para levar conteúdo de qualidade ao agricultor.

Atualmente, o Canal Rural está presente em São Paulo, Brasília, Cuiabá e Porto Alegre. Mas novas operações estão surgindo, criando a Rede Canal Rural.

“É uma rede de afiliadas, de parceiros, que estarão nas várias regiões do país, produzindo conteúdos relevantes diariamente. O agronegócio brasileiro estará ainda mais representado na tela do Canal Rural a partir de agora”, afirma Júlio Cargnino.

A primeira das novas unidades é a do Paraná. O estado é o segundo maior produtor e terceiro maior exportador de agronegócio do país.

Afiliado do Canal Rural no Paraná, Valdemar Bernardo Jorge diz que a base ficará em Curitiba, mas que a equipe vai trabalhar em todo o estado. “Vamos acompanhar a nossa safra, o plantio, a colheita, o crescimento da agroindústria paranaense”, conta.  

Identidade visual 

Para marcar o aniversário, o Canal Rural ganha uma nova identidade visual, que deixa clara a missão da emissora, pioneira em conteúdo exclusivo de agronegócio. 

“O novo pacote visual do Canal Rural é uma mistura de live action com 2D e 3D. A mistura equilibrada mostra o compromisso que a emissora tem com o conteúdo de agronegócio e inovação”, afirma Jaqueline Silva, diretora de produção e programação do Canal Rural.

25/05/2021 às 09h01

Milho: proximidade da colheita da 2ª safra leva o mercado a ofertar o cereal

A proximidade da colheita da 2ª safra do milho leva o mercado a ofertar o cereal que ainda está disponível, assim a saca do cereal –

Leia Mais
24/05/2021 às 19h59

Brasil exporta 283 mil toneladas de carne de aves na 3ª semana de maio

As exportações de carne de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas do Brasil renderam US$ 433,823 milhões em maio (15 dias úteis), –

Leia Mais
24/05/2021 às 19h46

‘Status livre de aftosa sem vacinação pode abrir mercados que remuneram melhor’

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) deve reconhecer nesta quinta-feira,27, os estados do Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e partes do Amazonas –

Leia Mais
24/05/2021 às 19h31

Ovos: quedas consecutivas levam preços ao menor patamar em cinco meses

Com a oferta em elevação e a demanda cada vez mais enfraquecida no mercado interno, as cotações dos ovos comerciais estão em baixa desde o –

Leia Mais
24/05/2021 às 19h24

Suinocultura enfrenta dificuldades com aumento no custo de produção

O setor de proteína animal segue preocupado com o custo de produção em alta. Só nos últimos doze meses, o índice para os criadores de –

Leia Mais
24/05/2021 às 19h19

Com alta dos grãos, triticale é alternativa para produção de forragens e ração animal

O preço dos grãos no mercado interno, principalmente do milho, continua impactando os custos de produção da pecuária leiteira. Para permanecerem na atividade, produtores estão –

Leia Mais
24/05/2021 às 18h20

Preço do boi gordo sobe com redução da oferta em algumas regiões

O mercado físico de boi gordo registrou preços mais altos na maioria das regiões de produção e comercialização do país nesta segunda-feira, 24. Segundo o –

Leia Mais
24/05/2021 às 17h31

Exportações de carne bovina somam 88,7 mil toneladas na parcial do mês

As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 435,669 milhões em maio (15 dias úteis), com média diária de US$ –

Leia Mais
24/05/2021 às 16h16

Carne: conselho argentino rejeita com preocupação restrição à exportação

O Conselho Agroindustrial Argentino (CAA) se reuniu com o governo, na sexta-feira, 21, para manifestar rejeição e preocupação em relação à medida que determina a –

Leia Mais
24/05/2021 às 15h10

Setor de proteína animal pede que governo atue para baratear importação de grãos

O setor de proteína animal está muito preocupado com a alta dos custos de produção, consequência direta da valorização do milho e do farelo de –

Leia Mais