‘Churrasco sem Heineken’: entidades pecuárias promovem campanha de boicote à marca
A postagem nas redes sociais da cervejaria Heineken declarando apoio ao Dia Mundial Sem Carne segue repercutindo no setor pecuário. Após a revolta de alguns internautas, algumas entidades do setor pecuário endossaram as críticas à empresa e decidiram lançar a campanha #ChurrascoSemHeineken.
O movimento foi encabeçado pela Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac). “A empresa mostra total desrespeito de desconsideração à pecuária brasileira, que é motivo de orgulho por ser a primeira pecuária comercial do mundo. A Febrac sugere que os pecuaristas façam o mesmo o instituam o “Churrasco sem Heineken”, diz nota divulgada pela entidade.
A Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT), também aderiu à campanha e propôs que associados, parceiros e pecuaristas utilizassem a hastag #Churrasco sem Heineken em postagens nas redes sociais. O presidente da Nelore Mato Grosso, Aldo Rezende Telles, acredita que a marca vai sofrer um boicote dos pecuaristas e do setor agro após a polêmica.
“O churrasco sempre combinou com cerveja a marca pede para não comer carne? Isso é uma coisa sem nexo e ofende quem produz e trabalha para alimentar o país. Quem sairá perdendo será a marca”, afirma Telles.
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) não declarou apoio oficial à campanha da Febrac, mas em suas redes sociais compartilhou uma mensagem com a seguinte frase “Carne é nossa fiel paixão, cerveja é somente uma opção”. O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, disse que as cervejarias deveriam ser parceiras da pecuária e não inimigas.
Por meio de nota, a Heineken disse que a post apoiando o Dia Mundial Sem Carne tinha a intenção de mostrar ao público que a cerveja também atende aos veganos. A empresa reforçou que a mensagem não significa a desvalorização de qualquer setor da economia.
Apenas no Instagram, a hastag #Churrasco sem Heineken acumula mais de 600 publicações.
VEJA TAMBÉM
Produção de etanol nos EUA recua 4% na última semana
Segundo dados da Administração de Informação de Energia (AIE), a produção de etanol de milho dos Estados Unidos caiu 4% na semana encerrada em 26 –
Leia MaisAlta do boi gordo deve ser mais moderada em dezembro, afirma analista
O mercado físico de boi gordo registrou preços firmes nesta quarta-feira (1º). Segundo o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, o ambiente de –
Leia MaisMesmo com embargo, mercado do boi gordo segue em patamar elevado
Mesmo com o embargo da China, o mercado do boi gordo segue em patamar elevado. Na B3, o contrato futuro com vencimento para dezembro encerrou –
Leia MaisMapa prorroga campanha de vacinação contra aftosa em 14 estados
O Ministério da Agricultura (Mapa) autorizou a prorrogação da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa do ano de 2021 em 14 –
Leia MaisCarne bovina: embargo chinês resulta em pior novembro para exportações desde 2016
As exportações brasileiras de carne bovina fecharam novembro com mais um resultado negativo. No último mês, o Brasil negociou com o exterior 81,174 mil toneladas, –
Leia MaisMilho: exportações somam 2,4 milhões de toneladas em novembro
As exportações de milho do Brasil apresentaram receita de US$ 516,4907 milhões em novembro (19 dias úteis), com média diária de US$ 27,205 milhões. A –
Leia MaisEconomia: balança comercial tem déficit de US$ 1,307 bilhão em novembro
No mês de Novembro de 2021, as exportações somaram US$ 20,296 bilhões e as importações, US$ 21,603 bilhões, com saldo negativo de US$ -1,307 bilhões –
Leia MaisPrejuízo e menos boi no confinamento: como embargo chinês afeta pecuaristas?
O abate de bovinos no Brasil chegou ao menor patamar de quase duas décadas. O cenário é resultado do embargo da china à carne brasileira, –
Leia MaisAbate de bovinos totaliza 379,4 mil cabeças em outubro em Mato Grosso
Em outubro de 2021, o abate total de bovinos em Mato Grosso aumentou aproximadamente 18% ante setembro/21, totalizando 379,42 mil cabeças. Segundo o Instituto Mato-Grossense –
Leia Mais‘Produtores brasileiros estão prontos’, diz presidente da Aprosoja-MT sobre mercado de carbono
O terceiro painel do Fórum Planeta Campo abordou o tema “Baixo carbono: o protagonismo da agricultura”. No painel, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores –
Leia Mais