CLIMA E PECUÁRIA
Evento da Embrapa discute clima e pecuária no Sul do Brasil
Com presença da líder da COP30, encontro em Porto Alegre vai debater os impactos climáticos na pecuária; saiba como se inscrever
FOTO: Divulgação l Keke Barcellos
A capital gaúcha será palco de um importante debate sobre os efeitos das mudanças climáticas na produção agropecuária. No dia 6 de agosto, a Embrapa promove em Porto Alegre (RS) a quinta edição do evento Diálogos pelo Clima, com destaque para a presença da pesquisadora Thelma Krug, líder do Conselho Científico da COP30 e uma das maiores referências em clima no mundo.
A abertura será feita por Krug, que atuou por mais de 20 anos no Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas (IPCC) e foi vice-presidente do órgão até 2023. A cientista também preside o Comitê Diretor do Sistema de Observação Global do Clima (GCOS), além de coordenar o grupo técnico que assessora a presidência da COP30.
O evento faz parte de um circuito nacional que percorre todos os biomas brasileiros com o objetivo de ampliar o debate público sobre o clima. Em Porto Alegre, o foco está no Pampa, que é um dos biomas do Sul do país.
A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, será a anfitriã da edição, que terá apresentações técnicas e duas mesas-redondas.
Pecuária, ciência e clima em pauta no Sul do Brasil
Pela manhã, o tema será os desafios impostos pelas mudanças do clima na região Sul, reunindo debatedores da pecuária, agricultura, bioeconomia e setor florestal. A ideia é discutir os impactos diretos nas cadeias produtivas, especialmente diante da frequência crescente de eventos extremos como estiagens e enchentes.
Já no período da tarde, o tema será o papel da ciência na busca por soluções sustentáveis. Serão abordados tópicos como segurança alimentar, agricultura conservacionista e adaptação dos sistemas produtivos aos cenários climáticos futuros.
O encontro será presencial, com início às 9h, e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://e3sys.com.br/dialogos/.