NOTÍCIAS

Status sanitário coloca pecuária gaúcha em um novo patamar

JBS investe em melhorias nas unidades do RS

Jornalismo Canal do Criador Jornalismo Canal do Criador 26 de maio de 2021 às 15h00

A certificação para o Rio Grande do Sul como zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) esta semana, é a realização de futuros negócios para o setor. O reconhecimento deve abrir portas para o mercado internacional, cerca de 70% que o estado ainda não tinha acesso, o que irá  beneficiar as indústrias gaúchas de carne, com perspectiva de ampliar mais de US$ 1 bilhão por ano, o volume de negócio, para o setor produtivo de carnes bovina, suína e frango. 

“A evolução do status sanitário coloca a pecuária gaúcha em um novo patamar. Muito em breve estaremos livres da vacina e livres para crescer. O mundo saberá da qualidade da nossa proteína animal gaúcha”, destaca a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti.

Com o atual status sanitário, que já vinha sendo cogitado e esperado, o Rio Grande do Sul se torna mais promissor para investimentos, e a JBS, uma das maiores produtoras de proteína no mundo, prevendo futuras ascensão para o mercado, em abril deste ano, anunciou um investimento de R$ 1,7 bilhão em sete fábricas no estado até 2023. 

Prevendo o aumento na demanda de exportação de proteína in natura e derivados, a JBS, irá promover melhorias em sete unidades de municípios gaúchos, sendo em Bom Retiro do Sul, Caxias do Sul, Nova Bassano, Passo Fundo, Seberi, Santa Cruz do Sul e Trindade do Sul. Depois da ampliação, será gerado em torno de 2,7 mil novos postos de trabalho diretos e cerca de 10 mil indiretos.

O novo certificado sanitário é o principal motivo de investimento nas unidades. “Quando falamos em acessar mercados relevantes, esse status é ingresso para participar do jogo”, pontua o diretor de Agropecuária da JBS, José Antônio Ribas Júnior.

Para o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, a certificação do Rio Grande do Sul como zona livre de aftosa sem vacinação, irá impulsionar a indústria suinocultura do Estado. “A China, por exemplo, teve queda expressiva de produção por causa da peste suína africana, e a recuperação para níveis antes da peste está prevista apenas para 2025. Então, o acesso a esses mercados possibilitará um boom na suinocultura do Rio Grande do Sul”.

 

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

21 de maio de 2026

Ribeirão Preto - SP

22º INSECT SHOW

21 de maio de 2026

Porto Alegre - RS

CONBAP E ICPA 2026

19 de maio de 2026

São José do Rio Preto - SP

RIOPRETO COUNTRY BULLS

19 de maio de 2026

Patos de Minas - MG

MILKSHOW 2026

19 de maio de 2026

Aquidauana - MS

3ª EDIÇÃO PANTANAL TECH 2026

19 de maio de 2026

Rio Verde - GO

EXPO RIO VERDE 2026

19 de maio de 2026

Pelotas - RS

3ª FENAGEM PROMEBO

18 de maio de 2026

Presidente Prudente - SP

FEICORTE 2026

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica