NOTÍCIAS

Nova ferramenta promete tornar suinocultura ainda mais sustentável em Santa Catarina

A ferramenta vai dar mais celeridade ao licenciamento de granjas de suínos em Santa Catarina, contribuindo com cerca de 13 mil produtores de todo o estado

Publicador Sites Externos Publicador Sites Externos 22 de setembro de 2020 às 18h15
criação de suínos, embrapa, inta

Foto: Ministério da Agricultura

O maior produtor nacional de carne suína, Santa Catarina, vai receber o Software de Gestão Ambiental da Suinocultura (SGA). A parceria entre a Embrapa Suínos e Aves com o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) e do Sindicarne, criou a ferramenta para dar mais celeridade ao licenciamento de granjas de suínos no estado, contribuindo com cerca de 13 mil produtores. 

Os projetos, antes feitos manualmente, agora podem ser feitos no software que traz funcionalidades que permitem ao usuário determinar automaticamente padrões de consumo de água e produção de dejetos nas granjas de suínos, assim como a oferta de nutrientes contidos nos dejetos em função da categoria de animais alojados, sistema de manejo e o tratamento adequado de dejetos.

“O desenvolvimento de um software como ferramenta de análise que considere as particularidades das legislações ambientais e características das unidades de produção de suínos de cada estado do país pode trazer benefícios a toda cadeia produtiva e aos órgãos ambientais fiscalizadores”, afirma o presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio.

O SGAG além de  auxiliar o usuário na gestão de áreas agrícolas das propriedades rurais, determinando a demanda de nutrientes, também vai facilitar a análise dos parâmetros do monitoramento de solos, indicando se poderá receber mais dejeto tratado ou não.

“O SGAS dimensiona estruturas de armazenamento de dejetos, biodigestores e unidades de compostagem com base em critérios técnicos e padrões estabelecidos pelas normativas ambientais. Por meio deste sistema, os projetos realizados pelos consultores ambientais serão padronizados e os resultados terão com maior confiabilidade”, explica a gerente de Licenciamento Ambiental Rural do IMA, Gabriela Casarin Ribeiro.

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

03 de junho de 2026

Jaboticabal

Congresso

02 de junho de 2026

Lavras (MG)

59ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA

02 de junho de 2026

Araxá (MG)

EXPOQUEIJO 2026

02 de junho de 2026

Patos de Minas (MG)

4ª FENAMINAS

21 de maio de 2026

Ribeirão Preto - SP

22º INSECT SHOW

21 de maio de 2026

Porto Alegre - RS

CONBAP E ICPA 2026

19 de maio de 2026

São José do Rio Preto - SP

RIOPRETO COUNTRY BULLS

19 de maio de 2026

Patos de Minas - MG

MILKSHOW 2026

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica