Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

10/04/2023 às 13h02

Boi: embarque no 1º trimestre registra 2º melhor desempenho da história

De janeiro a março deste ano, as exportações brasileiras de carne bovina in natura somaram 411,08 mil toneladas, abaixo apenas das vendas registradas no mesmo –

Leia Mais
06/04/2023 às 14h02

Preço do suíno vivo e da carne cai em março, mas melhora na comparação anual

Os preços do suíno vivo e da carne recuaram no mês de março, pressionados pela demanda enfraquecida e pela oferta elevada, informa o Centro de –

Leia Mais
05/04/2023 às 08h02

Carne bovina: exportação atinge 124,435 mil toneladas em março

As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 598,788 milhões em março (23 dias úteis), com média diária de US$ –

Leia Mais
03/04/2023 às 20h02

Ovos: valores dos ovos fecham o mês de março em elevação

Os preços médios dos ovos finalizaram março em alta. Segundo pesquisadores do Cepea, a sustentação dos valores vem da demanda mais firme durante o período –

Leia Mais
02/04/2023 às 08h02

Marrocos recebe primeiro carregamento de bovinos vivos do Brasil, de 2,8 mil cabeças

O Marrocos recebeu no domingo, 26, a primeira carga de gado vivo do Brasil, após a abertura do mercado no início deste ano. Ao todo, –

Leia Mais
31/03/2023 às 20h02

Carne bovina: Uruguai pagou US$ 316 milhões em tarifas de exportações em 2022

O Uruguai pagou US$ 316 milhões em tarifas para a exportação de carne bovina em 2022. A China seguiu sendo o principal mercado, onde o –

Leia Mais
31/03/2023 às 12h02

Frango: valor da carne cai, mas alta na 1º quinzena garante avanço na média mensal

As recentes desvalorizações da carne de frango não impediram o avanço da média mensal da proteína. Segundo colaboradores do Cepea, a leve melhora da demanda –

Leia Mais
29/03/2023 às 11h02

Carne suína: exportações atingem 76,494 mil toneladas em março

As exportações de carne suína “in natura” do Brasil renderam US$ 184,908 milhões em março (18 dias úteis), com média diária de US$ 10,272 milhões. –

Leia Mais
28/03/2023 às 17h02

Rebanho de porcas da China aumenta 1,7% em fevereiro

O rebanho de porcas da China aumentou 1,7% em fevereiro em comparação com o ano anterior, 5% a mais do que a capacidade prevista. O –

Leia Mais
25/03/2023 às 08h02

Frango: preço mensal do frango vivo avança neste mês

Os valores médios mensais do frango vivo vêm registrando pequenas altas de fevereiro para esta parcial de março.              De –

Leia Mais